O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, novamente, um alerta de perigo para uma nova onda de calor em Mato Grosso. A previsão é de que a temperatura aumente em até 5°C por três a cinco dias, tendo início nesta quinta-feira (14), e que não haja mais chuvas.

Além do Estado, o restante da região Centro-Oeste, as regiões Sul e Sudeste e parte de Rondônia, Bahia e Tocantins, também estão de sobreaviso.

No caso de Cuiabá, a tendência é de que a temperatura suba nos próximos dias, atingindo a máxima de 39°C no final de semana. Além disso, a umidade relativa do ar pode cair para os 20% com a chegada da onda de calor.

Em Rondonópolis (216 km de Cuiabá), a onda de calor vai ser ainda mais forte. Mesmo com probabilidade de chuva durante a semana, as máximas passam de 39°C para 42°C.

Ainda que possa registrar pancadas isoladas de chuva no início da nova onda de calor, o município de Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá) deverá ter mínimas de 21°C e máximas de 38°C até o final de semana.

As ondas de calor iniciaram em agosto deste ano e essa anunciada pelos meterologistas já é o quinto registro deste ano. Em caso se calor extremo, a recomendação é sempre a mesma: ingesrir muito líquido e evitar fazer exercícios nos horários mais quentes.

(Rdnews)