O temporal registrado nesta quinta-feira (07), em Cuiabá, deixou cerca de cinco mil imóveis sem energia elétrica, em quatro bairros. No intervalo de apenas uma hora de chuva, foram registradas 39 mil descargas elétricas (raios) em Mato Grosso, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A energia já foi restabelecida.
Segundo a Energisa, após as chuvas, cinco pontos da Capital foram afetados por quedas de árvore sobre a rede elétrica. A situação mais crítica aconteceu no bairro Despraiado, onde uma árvore de grande porte tombou, atingindo um veículo e alguns cabos da rede elétrica, interrompendo o fornecimento no local.
Parte do atendimento no Centro Político Administrativo também foi impactada. Os bairros Santa Rosa e Osmar Cabral também foram impactados.
Equipes da concessionária e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso fizeram o corte e a retirada dos galhos da via. Ninguém se feriu.
A recomendação é que a população não toque em fios soltos ou postes caídos após tempestades. Em casos assim, a área deve ser isolada e a concessionária de energia acionada, assim como o Corpo de Bombeiros.
Em Mato Grosso, Sinop e Barra do Garças estão em contingência, com reforço de equipes da distribuidora por causa de ocorrências geradas por temporais nos últimos dias. A previsão é que as pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 70 km/h persistam até o fim de semana.
Conforme a agência ClimaTempo, ainda nesta quinta-feira (07) há previsão de chuvas para o período da noite. Já na sexta-feira (08), o sol aparece entre nuvens, mas pode chover rápido a qualquer hora. As temperaturas variam entre 25 e 37 graus, com umidade relativa do ar em 62%.
No sábado (09), o sol aparece entre nuvens pela manhã. Pancadas de chuva podem ser registradas à tarde e à noite, com umidade em 75%. Os termômetros oscilam entre 25 e 36 graus. E no domingo (10), o dia também poderá ser chuvoso, podendo atingir até 10 mm de precipitação. A umidade chega em 76%, com temperatura mínima de 25 graus e máxima de 36 graus.