O Vasco teve a chance de garantir sua permanência na elite do Campeonato Brasileiro antecipadamente, mas não conseguiu. Para isso, bastava uma simples vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Cruz-Maltino, afinal, perdeu por 1 a 0 e, portanto, terá de brigar para não cair na última rodada. No entanto, os cariocas têm a chance de evitar a queda à Série B até mesmo com derrota diante do Bragantino.

Nesse momento, três times já estão rebaixados matematicamente: Goiás, Coritiba e América-MG. E quem ocupa a primeira posição da zona da degola é o Bahia, com 41 pontos conquistados. O Gigante da Colina, por outro lado, aparece logo à frente, em 16° lugar, somando 42. Como não ganhou do Tricolor Gaúcho, precisa vencer o Massa Bruta, em São Januário, na quarta-feira (6), se não quiser depender de outros resultados. Caso isso ocorra, pode até passar o Santos e terminar em 15° .

Só que a permanência na Série A, por sinal, pode se confirmar até mesmo sem a vitória. Como a equipe de Salvador já está atrás na tabela, será rebaixada em caso de triunfo do Atlético-MG, próximo adversário, na Arena Fonte Nova. Mas, se houver empate dos baianos com os mineiros e o Bragantino vencer na Colina Histórica, será o Vasco o quarto time a disputar a Série B do ano que vem.

Cenários em que o Vasco escapa da queda:

Qualquer vitória sobre o Bragantino
Empate com o Bragantino + empate ou derrota do Bahia
Derrota para o Bragantino + derrota do Bahia

Medel é dúvida

Para a partida diante dos paulistas, às 21h30, de quarta (6), os cariocas vivem a expectativa de contar novamente com Medel, que não atuou diante do Grêmio. O chileno teve constatado edema na coxa direita após a partida contra o Corinthians, no Rio, e sequer viajou junto à delegação rumo a Porto Alegre. Léo o substituiu e, portanto, pode ser mantido se o camisa 17 não tiver condições de entrar em campo. (Jogada 10)