O Grêmio está matematicamente classificado para a Libertadores 2024. Após um primeiro tempo ruim da equipe, o Tricolor mudou de postura na segunda etapa e buscou a virada por 2 a 1 sobre o Goiás, na noite desta quinta-feira (30), em Porto Alegre. Ferreira e Cristaldo marcaram dois golaços que confirmaram o triunfo do Imortal e confirmou o rebaixamento do Verdão para a Série B. Pelo lado do Esmeraldino, Morelli anotou o único gol dos visitantes.
A grande surpresa na escalação do Grêmio foi a entrada do goleiro Caíque. Foi a segunda chance do jogador como titular da equipe e conseguiu aproveitar. O arqueiro fez ao menos duas grandes defesas e evitou um possível segundo gol do Goiás antes da virada gremista.
Dessa maneira, o Grêmio encerrou a sequência de duas derrotas no Brasileirão e voltou a somar pontos diante de seu torcedor. O resultado deixa o Tricolor com 62 pontos, na 5ª posição.
Por outro lado, o Goiás confirmou o rebaixamento para a Série B. Assim, o time segue na 18ª posição, com 35 pontos e não pode alcançar mais o Vasco, com 42, na primeira posição fora da zona de rebaixamento.
O jogo
O jogo começou devagar e sem muitas emoções. Aos poucos, o Goiás conseguiu impor sua estratégia e levava perigo nos contra-ataques. Até que aos 27 minutos, Bruno Melo fez um passe longo, Palacios desviou de cabeça, e Morelli abriu o placar para o Verdão. Dessa maneira, insatisfeito com o desempenho, o técnico Renato Gaúcho substituiu Everton Galdino por Ferreira aos 35 minutos e o atacante deu mais produtividade ao ataque tricolor.
Na volta do intervalo, o Goiás conseguiu pressionar e o goleiro Caíque fez uma grande defesa em lance de escanteio para evitar o segundo gol dos visitantes. Mas, na primeira jogada trabalhada do Grêmio na partida, Suárez deu assistência para Ferreira marcar um golaço e deixar tudo igual no placar logo aos quatro minutos.
Dessa forma, o gol animou os tricolores e a virada chegou. Cristaldo aproveitou falha no sistema defensivo do Goiás e acertou um belo chute da entrada da área para encaminhar a vitória. Assim, o Esmeraldino sentiu o resultado e o Grêmio cresceu no jogo. No entanto, apesar da grande pressão dos tricolores, o placar de 2 a 1 prevaleceu até o apito final.
GRÊMIO 2X1 GOIÁS
36ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 30/11/2023 às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
GRÊMIO: Caíque; Fábio (Pepê, no intervalo), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Gustavo Martins, no intervalo) e Cristaldo (Nathan, aos 27′ do 2t); Everton Galdino (Ferreira, aos 35′ do 1t), Nathan Fernandes (André, aos 35′ do 2t) e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Guilherme (Anderson Oliveira, aos 34′ do 2t) e Luís Oyama (Edu, aos 33′ do 2t); Palacios (Apodi, aos 9′ do 2t) e Vinícius (Breno, aos 8′ do 2t). Técnico: Mário Henrique
Gols: Morelli, aos 28′ do 1t (0-1); Ferreira, aos 4′ do 2t (1-1); Cristaldo, aos 10′ do 2t (2-1)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Nathan Fernandes, Carballo, Gustavo Martins (GRE); Julián Palacios, Apodi (GOI) (Jogada 10)