Mesmo tendo ficado duas vezes atrás do placar, o Palmeiras buscou o empate fora de casa contra o Fortaleza e segue na liderança do Campeonato Brasileiro. Assim, o Verdão segue dependendo apenas de si para conquistar a competição nacional, nas três rodadas que ainda restam. E o triunfo aconteceu mesmo com o Palestra atuando boa parte do segundo tempo com um jogo a menos, devido a expulsão do zagueiro Gustavo Gómez.
O Laion saiu na frente ainda no primeiro tempo, com gol marcado por Thiago Galhardo. O empate palmeirense aconteceu já quando o clube não tinha o seu capitão em campo, com Raphael Veiga acertando um belo chute de fora da área. No entanto, o Tricolor de Aço voltou à frente pouco minutos depois, com gol de Calebe. Mas o Alviverde buscou o empate com Zé Rafael.
CINCO PONTOS QUE MARCARAM A PARTIDA
>ENCAROU! Enquanto o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, reclamava com a arbitragem na beira do gramado, logo no início do jogo, Juan Pablo Vojvoda, comandante do Fortaleza, ficou encarando o português. O clima estranho, no entanto, não se estendeu em confusão entre os treinadores.
>DE PRIMA! mas se a primeira chegada do Leão deu trave, a segunda não teve jeito: foi gol. Guilherme partiu pelo lado esquerdo e serviu Thiago Galhardo que, de primeira, matou o goleiro Weverton colocando o Leão na frente.
>DE NOVO GÓMEZ? Expulso há duas rodadas, quando o Palmeiras perdeu para o Flamengo, o zagueiro retornou após cumprir suspensão na vitória palmeirense sobre o Internacional e novamente recebeu um cartão vermelho. O lance da punição aconteceu em um lance que Murilo escorrega, Calebe sairia na cara do gol e sofre a falta do paraguaio na entrada da grande área.
>LÁ E CÁ! Mesmo com um jogador a menos, o Palmeiras conseguiu o empate minutos após perder Gustavo Gómez com Raphael Veiga acertando um belo chute de fora da área no canto esquerdo do goleiro João Ricardo. Porém, na sequência Calebe colocou novamente o Fortaleza na frente.
> O ERRADO QUE DEU CERTO! Quando parecia que o Verdão perderia o jogo e também a liderança do Campeonato Brasileiro, um chute torto de Piquerez encontrou Murilo, que escorou de cabeça para área e a bola sobrou para Zé Rafael finalizar no canto esquerdo para definir o placar.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO
O Fortaleza começou melhor e não demorou muito para sair na frente. Aos 19 minutos, Thiago Galhardo aproveitou boa jogada de Guilherme pelo lado esquerdo e bateu de primeira no canto direito de Weverton. Antes, Caio Alexandre já havia acertado a trave palmeirense em um chute de fora da área. O meia do Leão, inclusive, interessa à equipe alviverde para a próxima temporada. Após abrir o placar, o Laion foi controlando a partida e só foi sofrer perigo no fim da etapa inicial, principalmente quando Raphael Veiga finalizou no canto esquerdo e parou no goleiro João Ricardo, que fez boa defesa.
E O SEGUNDO TEMPO?
O Fortaleza voltou para o segundo tempo já podendo ampliar o placar, mas Tinga finalizou para fora uma grande oportunidade. Ainda assim, o Tricolor de Aço manteve o jogo controlado. E parecia que ficaria ainda mais quando Gustavo Gómez foi expulso por fazer uma falta na entrada da grande área, matando uma jogada que começou com um escorregão de Murilo.
Mas foi quando o Verdão parecia que teria ainda mais problemas, que o clube alviverde buscou o empate, com um chute de Raphael Veiga de fora da área, no canto esquerdo do goleiro João Ricardo.
O problema da equipe palestrina foi que a resposta do Laion foi rápida, com Calebe empatando. E o time nordestino ainda teve a oportunidade de matar a jogada, quando Mayke perdeu a bola, ficou pedindo falta, Zé Welison saiu na cara do gol, tocou para Calebe, que devolveu para Welison que finalizou, mas Mayke salvou antes da bola entrar.
E se quem não faz, leva, o Fortaleza sofreu o empate quatro minutos depois em uma bola que foi rebatida após cobrança de escanteio, Piquerez bateu torto, mas a bola sobrou na área com Murilo ajeitando de cabeça para Zé Rafael chegar batendo no canto direito.
O QUE VEM POR AÍ
O Palmeiras voltará a campo nesta quarta-feira (29), quando enfrentará o já rebaixado América-MG, no Allianz Parque, às 21h30. Após, o Verdão terá pela frente o Fluminense, em casa, e o Cruzeiro, fora, na reta final do Brasileirão. Já o Fortaleza vai encarar o Bragantino na quinta-feira (30), às 20h30, em Bragança Paulista, enquanto as duas partidas seguintes serão diante do Goiás e Santos, sendo o primeiro em casa e o segundo como visitante.
FORTALEZA 2 X 1 PALMEIRAS
CAMPEONATO BRASILEIRO – 30ª RODADA
Data e horário: 26 de novembro de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: André Luiz Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Leonardo Henrique Ferreira (MG)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Público e renda: 40.382 pessoas | R$ 990.006,00
Cartões amarelos: Bruno Pacheco (Fortaleza); Mayke e Garcia (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Gustavo Gómez (Palmeiras)
GOLS: 0-1 Thiago Galhardo (19’/1T); 1-1 Raphael Veiga (20’/2T); 2-1 Calebe (24’/2T); 2-2 Zé Rafael (31’/2T)
FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison (Pedro Rocha, 46’/2T), Caio Alexandre (Pochettino, 39’/2T) e Calebe (Lucas Crispim, 46’/2T); Yago Pikachu (Machuca, 39’/2T), Thiago Galhardo (Marinho, 30’/2T) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha (Rony, 11’/2T), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Artur, 11’/2T), Raphael Veiga (Fabinho, 38’/2T) e Piquerez; Breno Lopes (Vanderlan, 17’/2T) e Endrick (Naves, 38’/2T). Técnico: Abel Ferreira
Fonte: Lance!