São Paulo e Cuiabá dificilmente serão rebaixados, mas o empate por 0 a 0, neste domingo, no Morumbi, impede que os dois times relaxem a três rodadas do fim do Brasileirão. O resultado é pior para o Tricolor. O time dirigido por Dorival Júnior jogou em ritmo lento, criou pouco e voltou a mostrar problemas no ataque. O Dourado soma um ponto importante para jogar em 2024 a Série A pela quarta vez consecutiva.

Primeiro tempo

Com James, Michel, Lucas e Luciano na frente, o São Paulo teve mais posse de bola, controlou o jogo, mas não conseguiu sufocar o Cuiabá em nenhum momento. As duas boas chances nos minutos iniciais deram a impressão de que o Tricolor rapidamente abriria o placar. Não aconteceu.

Aos três, Luciano bateu com perigo após receber de Michel. Lucas, aos 11, parou em ótima defesa de Walter depois de boa jogada de Nathan. Aos poucos, o Cuiabá saiu de trás e também levou perigo. Clayson, aos 15, apareceu livre na entrada da área, mas furou no momento da finalização.

James Rodríguez em São Paulo x Cuiabá

James Rodríguez em São Paulo x Cuiabá (Foto: Marcos Ribolli)

Segundo tempo

O São Paulo voltou com o mesmo problema do primeiro tempo: muita troca de passes e pouca objetividade. Dorival demorou 15 minutos para tirar Luciano e Michel para colocar David e Talles Costa. Pouco mudou. Com o Tricolor mais exposto, o Cuiabá quase aproveitou. Pita, aos 20, apareceu cara a cara e parou em ótima defesa de Rafael – a auxiliar marcou impedimento, mas parecia mesma linha.

Apagados, Lucas e James deram lugar a Erison e Rato, fazendo o time trocar qualidade técnica por força física. A equipe até ganhou mais agilidade e mobilidade, mas continuou errando tudo o que tentou. E aquela pressão nos minutos finais? Nem isso aconteceu na apática noite tricolor.

Classificação

Com o resultado, o São Paulo chega aos 47 pontos, na 11ª colocação, um ponto atrás do Cuiabá, em nono. O Cruzeiro, primeiro clube na zona do rebaixamento neste momento, tem 41 e enfrenta o Goiás, nesta segunda, em Goiânia. Se vencer, fica apenas três pontos atrás do Tricolor.

Próximos jogos

O São Paulo enfrenta o Bahia, quarta-feira, às 20h, na Fonte Nova. No mesmo dia e horário, o Cuiabá recebe o Internacional, na Arena Pantanal. (GE)

Veja os melhores momentos

(GE)

SÃO PAULO 0x0 CUIABÁ

35ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 26/11/2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
SÃO PAULO: Rafael; Nathan (Raí Ramos, 40’/2°T), Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Lucas Moura (Wellington Rato, 24’/2°T), James Rodriguez (Erison, 24’/2°T) e Michel Araújo (Talles Costa, 20’/2°T); Luciano (David, 20’/2°T). Técnico: Dorival Júnior.
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson, Alan Empereur e Rikelme; Raniele (Lucas Mineiro, 40’/2°T), Denilson (Felipe Augusto, 30’/2°T) e Clayson (Derik, 15’/2°T); Jonathan Cafu (Fernando Sobral, 30’/2°T) e Pitta (Wellington Silva, 30’/2°T). Técnico: António Oliveira.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (Fifa-MG)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes (RO) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Arboleda, Erison (SÃO) (Jogada 10)