“Não podemos ficar longe da inteligência artificial, longe da tecnologia, mas temos que estudar a fundo quais são os impactos dela na nossa vida, no cotidiano”, a afirmação é do professor Ademar Caledônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do Sistema SAS de Ensino, palestrante internacional e especialista em temas relacionados a tecnologia na educação, que esteve em Cuiabá ministrando palestra para professores e coordenadores do Colégio Notre Dame de Lourdes, com o tema “IAgora? Compreensões e impactos na educação”.

De acordo com Ademar Caledônio, é necessário trazer a inteligência artificial para o centro da discussão, considerando que ela tem impacto muito forte tanto no mercado de trabalho, como na vida diária e em várias ações do cotidiano. “A inteligência artificial não foi criada para a educação, mas será na educação que vamos conseguir ensinar para as crianças como entender o que é um fake news, como é que a educação midiática é importante, como é que eu posso me portar hoje nas redes sociais, como é que o meu dado é utilizado hoje dentro de um contexto para por exemplo recomendação de propaganda e outras situações deste tipo”, argumenta.

A palestra para os educadores foi uma oportunidade para esclarecimentos sobre aquilo que a tecnologia tem de melhor, a possibilidade de potencializar grandes aprendizagens e auxiliar para que o aluno faça discernimento do conteúdo de forma mais simples.

A diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes, Irmã Marluce Almeida, disse que a palestra faz parte das ações que visam a formação continuada de toda a equipe da escola. “O professor Ademar nos ajudou a mergulhar na necessidade de vermos na IA uma oportunidade, não ficarmos na resistência, mas aproveitarmos a tecnologia de forma inteligente e em benefício dos estudantes”.

Caledônio destacou a realização de palestras e cursos para os educadores bem como a presença constante do Notre Dame de Lourdes em Congressos e eventos promovidos em todo o país. “O Notre está sempre atento, vejo que está muito além do que outras escolas do Brasil estão desenvolvendo e estabelecendo em relação às novas tecnologias”.