Com a permanência na Série A encaminhada para o quarto ano seguido, a diretoria do Cuiabá projeta a médio e longo prazo para manter o Dourado na primeira prateleira nacional. Há um ano, o clube iniciou as obras do novo centro de treinamento, que tem previsão para ser entregue a partir do ano que vem. O presidente Cristiano Dresch apresentou as obras ao ge e garantiu que a estrutura irá transformar o patamar do clube.

Na última semana, o Cuiabá divulgou imagens do prédio construído para o vestiário dos jogadores, espaço para comissão técnica, lavanderia, rouparia e equipamentos de fisiologia – são 990 metros quadrados para os ambientes citados.

As obras do espaço foram aceleradas graças à venda por parte da Liga Forte Futebol de 20% dos direitos comerciais dos próximos 50 anos para um grupo de investidores.

– A gente está utilizando esse dinheiro para investir em estrutura, não vamos comprar jogadores. O Cuiabá faz parte (da Liga Forte Futebol) e foi pago esse ano já 50% do valor. O Cuiabá recebeu em torno de R$ 27 milhões em 2023. E esse dinheiro está sendo direcionado para essa obra. Vai ser a grande transformação do Cuiabá.

Ao todo, o CT batizado de Manoel Dresch, em homenagem ao idealizador do projeto auriverde, falecido em fevereiro, terá mais de 8 mil metros quadrados de área construída, um investimento de R$ 50 milhões. A próxima etapa é concluir o prédio que terá academia, fisioterapia, um anfiteatro e sala de imprensa. Assim que a estrutura estiver pronta, os jogadores do time profissional já vão praticamente migrar para o novo CT – atualmente são utilizados somente os campos para treinamentos. A previsão é que isso ocorra entre junho e julho de 2024.

– Acredito que em torno de um ano o refeitório estará pronto e vamos fazer toda a parte do dia de treino aqui. Eles não vão sair daqui nem pra jantar. Quando começarem a se apresentar aqui em julho, eles (jogadores) ainda vão ter que jantar lá (no CT antigo), mas quando a cozinha e o refeitório estiverem prontos eles vão jantar aqui. A gente só não vai ficar aqui quando for concentrar, já que a próxima etapa é a construção do hotel. E aí quando tiver o hotel vamos passar tudo pra cá.

Além do hotel citado pelo presidente do clube, o espaço terá um lago para auxiliar na drenagem dos gramados e servir de lazer para os jogadores e um mini-estádio que irá sediar jogos das categorias de base (veja o vídeo do espaço abaixo).

– O que vai ficar pronto daqui um tempo, o jogador não encontra em qualquer lugar. Vai ser um dos cinco melhores centros de treinamento do Brasil. Você ter uma estrutura de alto rendimento, que é o que temos aqui, vai propiciar ganhos muito grandes em termos de nível técnico, preparação física e outros fatores relacionados aos resultados esportivos. Vamos ter uma academia que vai ser referência de tecnologia nas Américas, não só no Brasil. O futebol é uma soma de pequenas coisas, e esse CT é uma grande evolução dentro do projeto do Cuiabá.

Auxílio para contratar nomes de peso

Cristiano Dresch destacou as desvantagens que o Cuiabá tem em relação aos outros clubes da Série A. Para o presidente, a estrutura que está sendo construída irá compensar as dificuldades no momento de negociar com jogadores.

– Nós temos desvantagens geográficas muito grandes, Mato Grosso é um peixe fora d’água. Os grandes centros concentram os grandes times, então a gente precisa ter um clube em que os jogadores venham de outras regiões e se sintam em uma estrutura top. É óbvio que vai facilitar muito na hora de ligar para alguém, convidar pra vir pra cá, tentar uma contratação. Ter uma estrutura dessa aqui vai ajudar demais a gente para trazer nomes de peso.

Ainda não há previsão para o CT ficar 100% finalizado, incluindo o hotel para os atletas e comissão técnica e o mini-estádio. Porém, o presidente auriverde garantiu que a partir de novembro de 2024 o grupo já irá utilizar a estrutura em tempo integral. O centro de treinamento atual será destinado temporariamente para as categorias de base. (GE)