A data Fifa de novembro se tornou um pesadelo para alguns clubes. Grandes jogadores que atuam no futebol europeu sofreram lesões durante o último período de jogos entre seleções em 2023. Um dos casos mais graves é o de Gavi, que pode perder o restante da temporada no Barcelona após se machucar em partida da Espanha.
O histórico de lesões em dastas Fifa é tão grande que a imprensa europeia costuma adotar o apelido irônico de “vírus Fifa” para esses casos.
Confira jogadores lesionados na data Fifa de novembro de 2023:
Gavi
Gavi se machucou sozinho, durante a vitória da Espanha sobre a Geórgia, por 3 a 1, pelas Eliminatórias da Eurocopa. Ele sentiu o joelho direito ao tentar dominar a bola, logo pediu substituição e foi direto para o vestiário. Exames do Barcelona confirmaram que o meia de 19 anos rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofreu uma lesão associada no menisco lateral e vai precisar passar por cirurgia. Pode ficar até meses sem jogar.
Ter Stegen
Goleiro do Barcelona, Ter Stegen deixou a concentração da Alemanha antes dos amistosos contra Turquia e Áustria devido a uma dor aguda nas costas. O caso não é grave, segundo o jornal espanhol “Marca”.
Vinicius Junior
Vinicius Junior sofreu uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, com envolvimento do tendão distal, durante a derrota do Brasil para a Colômbia, por 2 a 1, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O atacante do Real Madrid deixou o campo ainda no primeiro tempo, sentindo dores musculares. Ele deve desfalcar o clube espanhol por dois meses e meio.
Camavinga
A primeira convocação de Zaïre-Emery lhe rendeu um gol na goleada histórica da França sobre Gibraltar, por 14 a 0, pelas Eliminatórias da Eurocopa, mas também uma lesão. O meia de 17 anos torceu o tornozelo direito após entrada de Ethan Santos durante a partida. A imprensa francesa indica que ele não deve mais jogar pelo Paris Saint-Germain em 2023.
Haaland
Haaland sofreu uma lesão no tornozelo durante a vitória da Noruega em amistoso contra Ilhas Faroe, por 2 a 0, tendo atuado apenas no segundo tempo da partida. O atacante foi liberado do jogo contra a Escócia, que fechou a participação do país nas Eliminatórias da Eurocopa. Porém, segundo o jornalista Fabrizio Romano, a lesão não é grave e o centroavante estará apto para defender o Manchester City no próximo fim de semana.
Onana
Onana foi substituído no fim da vitória de Camarões sobre Maurício, por 3 a 0, pelas Eliminatórias da África para a Copa do Mundo. Testes em seguida mostraram uma lesão no púbis, e o goleiro do Manchester United foi cortado da equipe. Não há confirmação se ele estará disponível para o próximo jogo do clube inglês, no próximo fim de semana. (GE)