O governador em Exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), reforçou a necessidade de investimentos para a pavimentação da MT-030, ligando Cuiabá a Chapada dos Guimarães, em uma rota alternativa, que encurtará o trajeto. Pivetta foi o idealizador da estrada, por meio do Projeto de Lei 9.003/2008, época em que atuou como deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Agora, o deputado estadual Nininho (PSD) propôs a pavimentação do trecho por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Na avaliação de Pivetta, o projeto vai fomentar o turismo e aproximar a região metropolitana de Cuiabá a Chapada, que é procurada devido as suas belezas naturais e a baixa temperatura.

“Um projeto que aproxima a sociedade da região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, [que representa] cerca de 25% da população de Mato Grosso a esse paraíso da natureza que é Chapada dos Guimarães”, defendeu Pivetta.

A estrada foi pensada para reduzir o tempo e os perigos que a MT-251 possui, com muitas curvas, precipícios e risco de desabamentos em alguns trechos, como no Portão do Inferno. O tráfego intenso de caminhões também coloca em risco a vida de turistas que sobem e descem a serra.

Reprodução

Pivetta salientou que o Governo de Mauro Mendes (UB) tem o desejo de tornar o estado mais atrativo para o turismo, e uma das formas, e investir em rotas que possibilitem os turistas e cidadãos da região metropolitana de acessarem os polos turísticos com facilidade. Neste sentido, o objetivo fazer com que Chapada se torne a “Gramado mato-grossense”, em referência a um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul.

“É um novo eixo de desenvolvimento que vai ser criado na região metropolitana, estimulando novos investimentos em turismo, que é a vocação de Chapada. Os mato-grossenses saem daqui para ir à Gramado, no Rio Grande do Sul, para ir à Campos do Jordão, e esse turismo de serra é muito procurado no Brasil. Nós temos toda a intenção nesse Governo, de desenvolver o turismo. Chapada, se não é o primeiro da fila, está entre os primeiros”, argumentou.

Além da pavimentação, aprovada na LOA. O Governo do Estado tem assumir o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá), sob a promessa de que investirá cerca de R$ 200 milhões em 4 anos.

(Rdnews)