O Cuiabá está garantido na Série A de 2024. O Dourado venceu o Fortaleza por 2 a 1 na noite deste domingo, na Arena Pantanal e zerou as chances de rebaixamento. Deyverson e Pitta marcaram para os mandantes, enquanto Yago Pikachu descontou para o Leão.

Com essa vitória, o Dourado segue com sua série invicta e chega aos 47 pontos, ocupando a primeira parte da tabela. O detalhe é que por muito pouco, o time mato-grossense não roubou a oitava posição do Fluminense, já que vencia por 2 a 0 até os 53 minutos do segundo tempo. Com o gol sofrido nos acréscimos, passou a ter o saldo de apenas um gol, o mesmo número do Fluminense, que leva vantagem em gols pró.
Primeiro tempo

O primeiro minuto de jogo teve boa finalização de Pochettino para boa defesa de Walter. Aos cinco minutos, o Cuiabá abriu o placar com Deyverson, de cabeça.

E o que se viu na sequência foram muitos lançamentos do Laion na área do Dourado, mas sem nenhuma chance para Lucero ou Marinho. Denílson e PK ainda arriscaram, mas pararam em João Ricardo. Bem defensivamente, o Cuiabá conseguiu segurar o adversário após abrir o placar.

Segundo tempo

O Fortaleza começou melhor a etapa final e se lançou em busca do empate. Aos 24, Yago Pikachu – que havia saído do banco de reservas – recebeu ótimo cruzamento da direita e cabeceou para grande defesa de Walter. A bola ainda tocou a trave. O Leão chegou a balançar a rede aos 41 com Escobar, mas o árbitro assinalou falta de ataque.

Postado para o contra-ataque, o Dourado encaixou lance de velocidade com Derik Lacerda, que partiu sozinho, deu a meia-lua no adversário e sofreu pênalti de João Ricardo. Pitta cobrou e ampliou o marcador aos 46. Pouco depois, Pikachu descontou em belo lance individual, mas não haveria tempo de buscar a reação. Muita festa do Cuiabá pelo resultado, que praticamente elimina chances de rebaixamento.

Como fica?

Com a vitória, o Cuiabá subiu para o nono lugar do Brasileirão, com 47 pontos, a dez do Cruzeiro, primeiro time dentro da zona de rebaixamento – mas que tem dois jogos a menos em relação ao Dourado.

O Fortaleza caiu para 12º, com 43 pontos conquistados – também tem duas partidas a menos em relação à maioria dos adversários.

Agenda

O Brasileirão agora dá uma pausa para a disputa da Data Fifa, a última do ano. Mas o Fortaleza não para.

A equipe faz dois jogos atrasados na competição: primeiro contra o Cruzeiro, no próximo sábado, dia 18, às 18h30, no Castelão, pela 30ª rodada e depois diante do Botafogo, dia 23, às 19h, também no Castelão, pela 29ª rodada.

Já o Cuiabá volta a campo apenas no dia 26, quando visita o São Paulo, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 35ª rodada do Brasileirão. (GE)

Veja os melhores momentos

Veja o gol de pênalti marcado por Pitta

Veja a classificação atualizada

Confusão

Após o apito final, as comissões técnicas de Cuiabá e Fortaleza se desentenderam e uma confusão foi iniciada no gramado da Arena Pantanal.

António Oliveira, treinador do Dourado, recebeu terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática no jogo contra o São Paulo, depois da Data Fifa. Pelo lado do Leão, o auxiliar de Vojvoda, Gastón, acabou expulso.

Confusão entre as comissões técnicas, após o apito final de Cuiabá x Fortaleza

Confusão entre as comissões técnicas, após o apito final de Cuiabá x Fortaleza

Borderô

Público presente: 14.728
Renda: R$ 112.820,00

CUIABÁ 2×1 FORTALEZA
34ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 12/11/2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
CUIABÁ: Walter; Alexandre, Marllon, Empereur e PK (Uendel, Intervalo); Alyson, Raniele (Filipe Augusto) e Denilson; Cafú (Sobral, 18’/2ºT), Deyverson (Pitta, 18’/2ºT) e Clayson (Lacerda, 18’/2ºT). Técnico: Antônio Oliveira.
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Pacheco (Escobar, 35’/2ºT); Welison, Calebe (Pedro Augusto, Intervalo) e Pochettino (Galhardo, 29’/2ºT); Marinho (Pikachu, Intervalo), Guilherme (Machuca, Intervalo) e Lucero. Técnico: Vojvoda.
Gols: Deuverson, 5’/2ºT (1-0); Pitta, 46’/2ºT (2-0); Pikachu, 52’/2ºT (2-1)
Árbitro: Caio Max Augusto (RN)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Luis Carlos de Franca (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves (Fifa-RN)
Cartão Amarelo: Deyverson (CUI); João Ricardo, Machuca (FOR)