Na briga para se distanciar do grupo que luta contra o Z-4, Santos e Cuiabá empataram sem gols nesta segunda-feira, na Vila Belmiro, em jogo da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com muitas disputas e poucas oportunidades, os dois times valorizaram o ponto conquistado que fez o Peixe ganhar uma posição na tabela e deu ao Dourado a possibilidade de manter vantagem contra um adversário direto.
Aplausos, discussão e beijos
Deyverson foi, mais uma vez, o principal personagem do Cuiabá. Além de dividir com Joaquim e pedir pênalti logo no início da partida, o atacante protagonizou momentos de destaque fora do futebol. Só no primeiro tempo ele sorriu e aplaudiu a torcida adversária, discutiu com o técnico Marcelo Fernandes e até deu um beijo em uma câmera posicionada perto de um dos gols da Vila Belmiro. Substituído no segundo tempo, o atacante fez questão de cumprimentar o treinador santista antes de caminhar para o banco de reservas, onde pediu “mais amor” após provocações dos torcedores do Peixe.
Primeiro tempo
Um primeiro tempo de pouca criatividade e muita discussão. Preocupados em se distanciar da zona de rebaixamento, Santos e Cuiabá pouco produziram na primeira metade da partida disputada na Vila Belmiro. Os visitantes pediram pênalti em Deyverson logo no início do confronto e tentaram com Clayson, em finalização aos 23. O Peixe teve dificuldade para encontrar espaços e buscou, sem sucesso, cruzamentos para a área. O momento mais agitado da primeira etapa foi uma discussão entre Deyverson e Marcelo Fernandes, que ganhou membros da comissão técnica das duas equipes no caminho até o vestiário.
Segundo tempo
A segunda etapa teve um pouco mais de produção ofensiva, mas nada que mudasse o clima tenso de um confronto direto contra o Z-4. Aos 19 minutos, Tomás Rincón ganhou de Deyverson no meio de campo, avançou e chutou de fora da área para defesa de Walter. Os visitantes tiveram duas boas chances, uma com chute de Derik depois de ganhar disputa com Júnior Caiçara, e outra em cabeçada de Isidro Pitta – ambas passaram perto do gol defendido por João Paulo.
Como fica?
Ameaçado, o Santos foi aos 38 pontos e pulou para a 14ª colocação do Brasileirão, com um ponto de vantagem para o Cruzeiro, hoje 17º e primeiro integrante da zona de rebaixamento. O Cuiabá caiu para a 12ª posição, agora com 41 pontos e quatro de folga para o Z-4.
Agenda
Na próxima rodada, o Santos faz confronto direto contra o Goiás, em Goiânia, na quinta-feira, às 19h (de Brasília), mesmo dia da partida do Cuiabá contra o Bahia, mas às 20h (de Brasília), em Salvador.
Veja os melhores momentos
SANTOS 0X0 CUIABÁ
32ª rodada do Brasileirão Série A
Data: 6/11/2023
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Público: 12.923
Renda: R$ 525.085,00
SANTOS: João Paulo, João Lucas (Junior Caiçara, 22’/2ºT), Messias, Joaquim e Kevyson; Jean Lucas (Dodi, 42’/2ºT), Tomás Rincón e Lucas Lima (Nonato, Intervalo), Soteldo (Furch, 33’/2ºT), Mendoza (Maxi Silvera, Intervalo) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme (PK, 30’/2ºT); Fernando Sobral e Denilson (Felipe Augusto, 30’/2ºT); Jonathan Cafu (Derik, 21’/2ºT), Clayson (Wellington Silva, 21’/2ºT) e Deyverson (Pitta, 30’/2ºT). Técnico: António Oliveira
Gols:
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF-Fifa)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Correa (RJ-Fifa) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS-Fifa)
Cartões amarelos: Dodi (SAN); Denílson, Fernando Sobral (CUI) (Jogada 10)