O substituto do vereador cassado Claudiomar Braun, Valdir Bobbi, ambos do PSB, tomou posse na Câmara de Porto dos Gaúchos (648,4 km de Cuiabá) nesta quarta-feira (1°). Braun perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar após ser acusado de praticar homofobia contra o presidente do legislativo municipal, Leandro Budke (MDB).
No discurso de posse, Bobbi agradeceu a confiança dos 178 eleitores que o escolheram como representante nas eleições de 2020. O vereador também destacou ter “vontade de trabalhar” e de levar melhorias ao município.
A cassação do titular da vaga, Claudiomar Braun, chegou a ser revertida por decisão da Vara Única de Porto dos Gaúchos. A situação de Braun, porém, sofreu nova reviravolta no dia 30 de outubro quando a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos atendeu agravo da Câmara Municipal.
A decisão em segunda instância reestabeleceu os efeitos da cassação por entender que a cassação seguiu o rito estabelecido pelo Decreto-Lei n. 201/1967 que dispõe sobre as regras para a perda de mandato.
Claudiomar, por outro lado, poderá reaver o mandato se a decisão colegiada for em sentido contrário à relatora.
fonte: HNT