Desativada há mais de um ano e sem qualquer obra, a Praça José Rachid Jaudy, localizada no Centro de Cuiabá, tem estimulado ações criminosas que afetam diretamente os moradores, comerciantes e pedestres que circulam diariamente pela região.

Nesta quarta-feira (1º), o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), vistoriou o local e constatou que a situação de total abandono permanece. Em julho deste ano o parlamentar fez uma indicação para a revitalização e reabertura da praça que abrigava também o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), mas não obteve retorno.

Comerciante, Arlete Sales Cristaldo, 67, optou por fechar seu estabelecimento mais cedo todos os dias na tentativa de evitar assaltos.

“Estamos em uma terra sem dono. Perdi as contas de quantas vezes fomos assaltados na farmácia. Essa praça era linda, um patrimônio da nossa cidade que foi perdido e estamos no limite. É uma cidade sem prefeito, mas impostos têm bastante”, disse.

Emilio Hirofhi, 76, mora perto da praça há mais de 20 anos e relata que mesmo com grades, sua casa já foi invadida por bandidos duas vezes. “Se o prefeito não pretende reformar a praça, gostaria de pedir para ele para que tire os tapumes, porque atrapalha a nossa visão e fica muito perigoso no período noturno”.

Domingos da Guia, 47, é proprietário de um restaurante e conta que com a colocação de tapumes na praça, perdeu grande parte da clientela.

“Estou perto de desistir de trabalhar aqui. Vim pra cá para sustentar a minha família, mas a insegurança contribuiu muito para que a quantidade de clientes caísse e isso nos prejudica muito”, pontuou.

Um requerimento de informações será encaminhado para a Prefeitura de Cuiabá, para que novas medidas sejam adotadas em relação à segurança e condução das obras. O documento questiona o motivo do fechamento, solicita cópia do contrato e projeto executivo, fluxograma físico e financeiro, assim como a data prevista para a execução das obras.

“A praça está cheia de tapumes que escondem uma mentira, pois as obras não estão acontecendo. Vamos adotar todas as providências necessárias para que a população tenha respostas”, destacou o vereador Fellipe Corrêa.