Com a vitória em casa sobre o Fluminense (2 a 0), o Atlético-MG reconquistou após cinco rodadas a liderança da classificação do returno superando o Bragantino, que não jogou no que teria sido o confronto direto contra o ainda terceiro colocado Flamengo. O jogo foi adiado porque o Maracanã está sendo preparado para a final da Libertadores, no próximo sábado.
Como os times estão com número de jogos diferentes, a classificação foi organizada por aproveitamento de pontos. O quarto colocado Fortaleza tem três pontos a menos do que o quinto colocado Palmeiras, que, no entanto, disputou seis pontos a mais e, por isso, tem aproveitamento de pontos menor: o Fortaleza está com aproveitamento de 59,3%, e o Palmeiras, de 57,6%. O Palmeiras chegou a sete jogos sem sofrer gol em 11 partidas do returno.
O maior pontuador de Minas
Após um início de returno irregular, quando perdeu fora de casa para o Vasco (1 a 0), venceu o Santos em casa (2 a 0) e empatou fora com o Athletico-PR (1 a 1), o Atléitco-MG venceu cinco dos sete jogos seguintes e, apesar de ter perdido em casa o clássico contra o Cruzeiro (1 a 0), se consolidou como o melhor time de Minas Gerais neste returno e, agora, retorna a liderança, que só conseguiu manter por uma rodada após derrotar fora de casa o Internacional (2 a 0), na rodada 25.
A vitória do Cruzeiro no clássico tirou a equipe do Z-4 da segunda metade do campeonato e, na sequência, a equipe derrotou o Bahia (3 a 0). Apesar de sua partida contra o Fortaleza ter sido adiada, o Cruzeiro subiu três posições porque manteve seu aproveitamento, enquanto Internacional, Fluminense e Botafogo pioraram o desempenho após os resultados ruins da rodada.
Já o América-MG, após ensaiar um crescimento ao derrotar em sequência São Paulo e Santos e empatar fora de casa com o Cuiabá, perdeu três dos últimos quatro jogos e agora é o último colocado do returno, assim como da classificação geral. Abaixo, o gráfico mostra a evolução das equipes mineiras na classificação do returno enquanto os jogos adiados não são realizados.
Grêmio supera o Internacional
Após a goleada por 7a 1 sobre o Santos, o Internacional superou o Grêmio na classificação do returno e defendeu essa posição ao derrotar fora de casa o Vasco (2 a 1). Mas com a derrota em casa para o Coritiba (4 a 3), o Internacional passou a ser de 42,4%, enquanto o Grêmio foi a 48,5% após derrotar fora de casa o América-MG (4 a 3), com dois pontos a mais que o Inter.
Veja abaixo a classificação do returno após a rodada 30:
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Gabriel Leonan, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Victor Gama. (GE)