Servidores do MT Hemocentro apresentaram nesta semana, em São Paulo, 14 trabalhos no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2023), maior evento da área no hemisfério Sul. Os trabalhos foram apresentados na sexta-feira (27.10) e neste sábado (28.10).
O congresso foi organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e contou com a participação de técnicos e especialistas do Brasil e do mundo. As pesquisas foram selecionadas para apresentação oral e na categoria painel.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressalta a importância de ter os artigos selecionados no congresso.
“É muito gratificante ver as pesquisas realizadas por Mato Grosso ganhar espaço em um evento desta magnitude. Isso é importante para nós enquanto servidores do MT Hemocentro e também para a população do Estado, que conta com uma equipe altamente capacitada e de referência”, diz.
Além de Gian Carla, as pesquisas foram realizadas pelos servidores Rosimeire de Cássia, Arnildo Mendes, Dilce Matos, Rita de Cássia Bezerra, Sibele Baicere, Luciana Gonçalves, Indiana Borralho e Fernando Modolo.
Durante o congresso, foram apresentados os artigos sobre o relato de experiência na aquisição de unidades móveis como estratégias de coletas externas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea em municípios mato-grossense; cooperações técnicas do MT Hemocentro e serviços especializados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT); avaliação de satisfação dos stakeholders realizado no MT Hemocentro em 2022; desafios, reflexões e estratégias da captação de doadores de sangue voluntários em um serviço de hemoterapia público em 2022 e olhar da gestão sobre a importância nos processos de validação dos hemocomponentes.
A equipe do Banco de Sangue de Mato Grosso apresentou, também, as pesquisas de validação de caixas térmicas para armazenamento e transportes de sangue; análise da qualidade dos serviços prestados como ferramenta de melhoria contínua na hemorrede pública de MT; qualidade dos serviços prestados no hemocentro coordenador; práticas integrativas e complementares de saúde no MT Hemocentro; hemonino e hemonina, mascotes do MT Hemocentro; validação do processamento de concentrados de hemácias, concentrados de hemácias desleucocitadas e concentrado de hemácias pobre em leucócitos no MT Hemocentro.
Foram expostos, ainda, os trabalhos referentes ao controle de qualidade dos concentrados de hemácias da hemorrede estadual de MT do ano de 2022; a auditoria como ferramenta de gestão do SUS na perspectiva do papel do enfermeiro auditor no serviço de hemoterapia e síndrome de burnout em trabalhadores da enfermagem.