O Cuiabá irá implantar sistema de reconhecimento facial para acesso à Arena Pantanal a partir da temporada 2024. O método passou por testes no duelo contra o Corinthians, na última quarta-feira, válido pela 29ª rodada do Brasileirão. Com a iniciativa, o Dourado vai cumprir mais uma das exigências da Lei Geral do Esporte.
A primeira experiência foi realizada nos mais de 2500 estudantes de escolas públicas da capital mato-grossense e seus acompanhantes que receberam do clube cortesia para assistir ao jogo. Os alunos foram cadastrados no aplicativo da Facepass, empresa desenvolvedora do sistema.
A partir de 2024, todos que forem à Arena Pantanal em dias de jogo do Cuiabá vão precisar realizar o cadastro no sistema. Segundo o clube, torcedores com direito à gratuidade serão os primeiros a serem registrados. Em seguida, pessoas com direito à meia-entrada e depois sócios do Dourado e demais adeptos.
O presidente do clube, Cristiano Dresch, afirmou que, além de modernizar o acesso, o novo sistema possibilita mais segurança e rapidez para entrar no estádio em dias de jogo.
– A instalação desse sistema é mais um passo na modernização e estruturação do clube. Estamos evoluindo cada vez mais e buscando nos enquadrar em todas as exigências legais, tanto governamentais quanto das entidades que regem o nosso futebol. Ficamos muito satisfeitos com os testes realizados e confiantes de que essa tecnologia vai atender ao Dourado e ao nosso torcedor da melhor maneira possível. Com o sistema de reconhecimento facial vamos proporcionar mais segurança para os torcedores, para o clube e também para os órgãos públicos. Teremos mais agilidade no acesso à Arena e mais conforto para todos que frequentam a nossa casa – destacou Cristiano Dresch.
Em breve, o Cuiabá irá divulgar o cronograma de cadastro no sistema, assim como detalhar o processo para os torcedores realizarem o registro e utilizarem o aplicativo.
Realização do teste
Contra o Corinthians, os estudantes e acompanhantes que receberam a cortesia passaram pela experiência. Segundo o clube, as câmeras para reconhecimento facial foram instaladas nas cinco catracas de acesso ao setor destinado. Além disso, quatro operadores com dispositivos móveis atuaram na checagem para agilizar o processo. Conforme informou o Dourado, o sistema reconheceu uma média de dez pessoas por minuto. (GE)