O problema que causou apagões no Nilton Santos no último sábado, enquanto a bola rolava para Botafogo e Athletico-PR, foi solucionado. O clube, via assessoria, disse que a situação foi normalizada na última terça-feira e que o estádio está em plena operação para show que acontece no fim de semana. Além do jogo do Alvinegro, que será domingo, também à noite, o local recebe a apresentação de Roger Waters um dia antes.

A situação do apagão ocorreu no último sábado e foi causada por um pico de energia na região. A oscilação fez com que o disjuntor geral desarmasse, o que gerou cinco quedas de luz nos refletores.

A Light, empresa que fornece energia para o Rio de Janeiro, disse que foi identificado um defeito interno nas instalações elétricas de responsabilidade do cliente. Comunicou ainda que disponibiliza duas linhas de distribuição de energia exclusivas do estádio, uma principal e outra reserva, que permaneceram íntegras no sábado, e que não teve registro de ocorrências na rede elétrica do entorno.

Sem luz, o jogo precisou ter sequência no dia seguinte, às 15h, e terminou em 1 a 1. Esse adiamento impactou a sequência do Botafogo no Brasileirão, já que o duelo com o Fortaleza, que seria na última terça-feira, foi adiado – ainda sem data definida, mas com probabilidade de ser na próxima Data Fifa. O clube até entrou com mandado de garantia junto ao STJD para manter o duelo, mas foi indeferido.

Abaixo, a nota completa da Light:

A Light informa que, no sábado (21/10), técnicos da empresa foram ao Estádio Nilton Santos e identificaram um defeito interno nas instalações elétricas de responsabilidade do cliente. A empresa ressalta que não foi acionada formalmente pelo clube para qualquer atendimento no dia e que enviou equipes ao local de forma proativa após repercussão na imprensa.

A concessionária não é responsável por qualquer chave de manobra dentro das instalações do Nilton Santos e esclarece que não há necessidade de ser acionada quando alguma manutenção precisa ser realizada internamente. Ainda assim, na ocasião mencionada, a distribuidora manteve equipes no local para dar suporte ao cliente e tentar apoiar no reparo do defeito.

A Light disponibiliza duas linhas de distribuição de energia (uma principal e outra reserva) que são de atendimento exclusivo ao Engenhão. Desta forma, mesmo em casos de ocorrências na rede elétrica no entorno – o que não foi registrado pela companhia – estes circuitos elétricos não seriam afetados, pois são independentes. No sábado, as duas linhas permaneceram íntegras e disponíveis a todo o momento. (GE)