O Palmeiras não desperdiçou o último Choque-Rei de 2023 e se vingou das últimas eliminações para o São Paulo. Na noite desta quinta-feira (25), o Verdão atropelou o rival, com um 5 a 0 contruído com três gols no primeiro tempo.

Breno Lopes e Piquerez (duas vezes cada) e Marcos Rocha balançaram as redes no clássico válido pela 29ª rodada do Brasileirão. Esta foi a maior vitória do Verdão diante do rival atuando no Allianz Parque.

Com o resultado, o time de Abel Ferreira chegou a 50 pontos, se mantendo no G4. Por outro lado, o Tricolor estaciona nos 38 pontos, em décimo na tabela. Mas pode perder posições no decorrer da rodada.

Primeiro tempo

O São Paulo até chegou a marcar com intensidade a saída de bola rival nos minutos iniciais, mas o Palmeiras fez bom uso do esquema com três zagueiros. Ao conseguir boas trocas de passe, o time contou com laterais bem avançados para chegar facilmente ao ataque. Pela direita, Mayke cruzou para Richard Ríos balançar a rede, mas o VAR anulou por impedimento. Não fez falta, afinal em nova jogada por aquele lado Aos 15, novamente por aquele lado, Mayke cruzou rasteiro, e Breno Lopes apareceu atrás da zaga para abrir o placar.

O Verdão chegou ao segundo gol, aos 26, depois de passe de trivela de Ríos que colocou Breno Lopes mais uma vez de frnete para o goleiro Rafael. O técnico Dorival Júnior sacou Gabi Neves, em má atuação, para colocar Rodrigo Nestor. pouco depois, Lucas sentiu lesão e precisou deixar o campo para entrada de Wellington Rato. Na reta final, Rafinha acertou o rosto de Breno Lopes e só recebeu cartão amarelo, esquentando o clássico. Antes do intevalo, Rato cometeu pênalti em Zé Rafael perto do limite da área. Piquerez cobrou bem para fazer o terceiro do Verdão.

Fim de um primeiro tempo desastroso do São Paulo no Allianz Parque. Time passivo, mal distribuído e que permite total liberdade ao Palmeiras, que passeia e faz 3 a 0. Noite muito ruim de todo mundo, ninguém se salvou neste primeiro tempo.

Segundo tempo

O São Paulo trocou passes na linha defensiva na tentiva de recuperar o meio-campo, mas o panorama da partida não mudou. O Palmeiras seguiu dominante e teve outras boas chances de marcar diante de um rival que não segurou o emocional e buscou confusão em meio às jogadas. Aos 38, o Verdão chegou com velocidade pela esquerda, e Piquerez cruzou certeiro na área, para Marcos Rocha completar. Ainda dava tempo para mais. Assim, Piquerez desferiu uma bomba para dar números finais ao placar.

PALMEIRAS 5X0 SÃO PAULO

29ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 25/10/2023
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público e renda: 32.618 pagantes / R$ 1.995.950,97
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke (Marcos Rocha, 22′/2ºT), Richard Ríos (Fabinho, 22′/2ºT), Zé Rafael, Raphael Veiga (Artur, 27′/2ºT) e Piquerez; Breno Lopes (Luis Guilherme, 33′/2ºT) e Endrick (Rony, 29′/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio Paulista; Gabriel Neves (Rodrigo Nestor, xx′/1ºT), Alisson (Nathan Mendes, 17′/2ºT), Michel Araújo e James Rodríguez (Jhegson Méndez, intervalo) ; Lucas e David (Luciano, 17′/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
GOLS: Breno Lopes, 15′/1ºT (1-0); Breno Lopes, 26′/1ºT (2-0); Piquerez, 51′/1ºT (3-0); Marcos Rocha, 38′/2ºT (4-0); Piquerez, 41′/2ºT (5-0)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: Zé Rafael, Veiga, Endrick (PAL); Beraldo, Rato (SPA)
Cartão Vermelho: Rafinha, 15′/2ºT (SPA) (Jogada 10)