A Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou, na noite desta sexta-feira (20.10), a formatura de 46 agentes de segurança pública em técnicas de escolta, comboio e contra emboscada.
O curso teve duração de 10 dias (104 horas/aula). Esse é o 7º intensivo nessas modalidades operacionais realizado na Academia de Polícia Penal do Estado (Acadepolp).
Além de Mato Grosso, receberam instruções policiais penais de Tocantins e Mato Grosso do Sul, e da Guarda Municipal de Goiás, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de MT e da Polícia do Judiciário Federal.
O principal objetivo do curso, de acordo com o coordenador da Acadepolp, Eudes Trew de Jesus, é capacitar os agentes de segurança pública para desempenharem funções de alto risco, como as escoltas de presos. Eudes assinala que os participantes tiveram instruções desde legislação, a parte aplicada da legislação de trânsito, o Código e Trânsito Brasileiro(CBT), noções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de combate, e de técnicas de defesa e enfrentamento de situações de emboscada e contra emboscadas.
Na avaliação do coordenador, capacitações como essa são fundamentais para a segurança de quem trabalha no setor e para a população em geral. “Quanto mais o servidor se capacita mais eficiente se torna o serviço prestado à população e mais segurança e tranquilidade oferecemos à sociedade”, observa Eudes Trew.
O curso foi ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar, Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Superintendência de Transporte (Sutran) da Sesp-MT, por servidora da Unidade Setorial de Correição do Sistema Penitenciário (Unisecor), que deu instrução sobre procedimento administrativo disciplinar do servidor. Também houve instruções de comboio com a gerência do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), e a instrução de emboscada e contra emboscada com o coordenador Eudes e com o superintendente de Política Penitenciária, Anderson Santana da Costa.
Estiveram presentes no ato de formatura o secretário adjunto de Segurança, coronel Héverton Mourett, o adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, entre outras autoridades civis e militares.