Cuiabá tem feito jus à fama de Capital mais quente do Brasil e recentemente, do mundo. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que Cuiabá bateu o próprio recorde e registrou 44,2 graus nesta quinta-feira (19). A última vez que Cuiabá registou 44 graus foi em setembro de 2020.

O site Hot Cities, especializado em registro de altas temperaturas, também registrou a marca 44 graus na Capital, sendo a cidade mais quente do mundo no dia.

Esse já é o terceiro dia consecutivo de recorde na temperatura. Na terça-feira (17), a Capital chegou a 42 graus, na quarta-feira atingiu 42,6. O novo registro superou a marca de 44 graus registrada em 30 de setembro de 2020 e é o maior já registrado desde 1911.

Ainda assim, durante o dia moradores de diversos bairros em Cuiabá chegaram a registrar 49 graus com termômetros de cozinha.

A onda de calor continuará atuando sobre o Centro-Oeste. As previsões da agência ClimaTempo apontam que as máximas continuam elevadas e podem chegar a 44 graus novamente nesta sexta-feira (20). O calorão deve durar até quarta-feira (25).

Nesse período o Inmet emitiu alertas laranja de perigo para onda de calor e baixa umidade, com temperatura 5 graus acima da média por período de até cinco dias e risco à saúde de umidade relativa do ar entre  12% e 20%. (Repórter MT)