Foi no sufoco, mas o Vasco somou três pontos importantíssimos na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Com gol de Payet, que desencantou com a camisa do clube, o time venceu por 1 a 0 o Fortaleza na noite desta quarta-feira (18), em São Januário, pela 27ª rodada.
Com o resultado, o Cruz-Maltino iguala os 30 pontos do Santos, mas ultrapassa o rival e dorme fora do Z4. Já o Leão do Pici aparece com 42 somados, em sétimo na tabela.
O Vasco foi melhor e envolveu o adversário. Criou, mas não conseguiu balançar a rede. O Fortaleza, por outro lado, sentiu a pressão e demorou a entrar no jogo, possibilitando ao time carioca construir duas oportunidades claras de gols que pararam no goleiro João Ricardo, com Praxedes. Aos poucos, o Fortaleza equilibrou as ações ao apostar na transição rápida. Assim, Machuca chegou a ficar frente a frente com Léo Jardim, quase na pequena área, mas Paulo Henrique foi preciso no corte.
No retorno do intervalo, o Cruz-Maltino não manteve o poderio ofensivo. Mesmo assim, abriu o placar com Payet, que recebeu passe de Praxedes, tirou a marcação e acertou o cantinho do goleiro para desencantar com a camisa vascaína. Depois disso, o Vasco simplesmente travou em campo e passou a se defender diante do maior volume de jogo do Fortaleza, que promoveu mudanças. Léo Jardim salvou os donos da casa com boas intervenções. O sofrimento durou até os acréscimos, mas com o apoio da torcida, o Vasco segurou a vantagem até o apito final.
VASCO 1X0 FORTALEZA
27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023
Data: 18/10/2023
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 20.255
Público pagante: 19.930
Renda: R$ 985.816,00
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 36’/2ºT), Maicon (Miranda, 35’/2ºT), Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes (Jair, 18’/2ºT), Marlon Gomes (Rossi, intervalo) e Payet (Mateus Carvalho, 30’/2ºT); Gabriel Pec e Pablo Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Titi, Benevenuto e Escobar; Zé Welison (Thiago Galhardo, 22’/2ºT), Caio Alexandre (Pedro Augusto, 33’/2ºT), Pochettino (Marinho, 33’/2ºT) e Yago Pikachu (Calebe, 22’/2ºT); Machuca (Guilherme, 33’/2ºT) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gol: Payet, 12’/2ºT (1-0)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: Marlon Gomes, Gabriel Pec, Mateus Carvalho (VAS); Escobar, Yago Pikachu (FOR) (Jogada 10)