A contaminação na água que é distribuída em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, levou o município a decretar situação de emergência. A prefeitura prepara um plano de melhoria que prevê a substituição da rede e construção de uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água).
O Primeira Página conversou com a prefeita Margareth Gonçalves da Silva (PSDB) e, segundo ela, a medida vai ajudar o município a conseguir celeridade na licitação da nova ETA. A obra será tocada pela Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística).
O Decreto da prefeita leva em conta que a contaminação da rede provoca danos à saúde e causa prejuízo ao Poder Público.
Segundo a Prefeitura de Barão de Melgaço, um estudo comprovou a contaminação por pragas e outras infestações.
O município é abastecido por água do Rio Cuiabá. Entretanto, segundo a prefeita, não é esse o problema da contaminação. Ela explica que a rede é velha e que, em determinados canais, acaba se misturando com o esgoto.
“Desde o início do ano nós já estamos trocando toda rede de distribuição na região central da cidade. Mas, precisamos da construção da nova ETA. Com o decreto, esperamos que a ETA seja licitada, ou mesmo, receba uma dispensa de licitação. Essa obra é urgente, estamos falando das pessoas que vivem no Pantanal Mato-grossense”, disse a prefeita.
Agora, o Estado precisa fazer a checagem para reconhecer a situação de emergência. O mesmo deve acontecer com o Governo Federal.
(PP)