A Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT) está arrecadando óleo de cozinha usado para transformar em sabão biodegradável. As doações podem ser entregues na sede da instituição por qualquer pessoa interessada em contribuir com a campanha que visa, além da reciclagem, proteger o meio ambiente.
Inicialmente, o sabão vai ser usado na limpeza do prédio da PGE, mas, dependendo de quanto for arrecadado, a produção pode ser doada.
“Um material que seria descartado, prejudicando o meio ambiente, é transformado em sabão por um custo muito baixo e pode representar uma economia ao poder público, ou seja, é muito vantajoso e sustentável”, afirmou a diretora da PGE, Soraya Queiroz Salvador, que mobilizou a campanha e está dando o curso sobre fabricação de sabão para servidores do órgão que participam da ação.
O óleo de cozinha, se descartado incorretamente, no ralo da pia, por exemplo, contamina as águas dos rios e o solo, e 1 litro de óleo dispensado irregularmente pode contaminar 25 litros de água. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cada brasileiro consome, em média, 10 litros de óleo por ano.
Para fazer a doação à campanha da PGE, basta armazenar o óleo em garrafas PET limpa e seca. A dica é deixar o óleo esfriar antes de guardá-lo e não misturar com nenhum outro produto, nem mesmo água.
A sede da PGE-MT fica na Avenida República do Líbano, nº 2258, no Bairro Despraiado, em Cuiabá.