O São Paulo deu um importante passo rumo ao título inédito da Copa do Brasil. Neste domingo, no Maracanã, o tricolor paulista abriu vantagem no jogo de ida da decisão ao vencer o Flamengo por 1 a 0, com gol marcado por Calleri.
Pelo nível de atuação, fica a impressão de que o placar poderia ser até mais largo para a equipe do Morumbi. A partida também marcou mais uma péssima atuação do rubro-negro carioca, com direito a protestos contra o time, uma possível lesão de Gabigol, xingamentos com direção à diretoria e a muita irritação do técnico Jorge Sampaoli.
Jogo de volta
Com a vitória por 1 a 0 nesta partida de ida da final, o São Paulo pode até empatar na volta, no próximo dia 24, no Morumbi, que conquistará o seu primeiro título de Copa do Brasil na História. Já o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para faturar o pentacampeonato da competição, ou devolver a diferença de um gol para levar para os pênaltis.
Primeiro tempo todo do São Paulo
O Flamengo conseguiu a proeza de jogar com três atacantes e sair para o intervalo sem dar um chute a gol e com apenas 40% de posse de bola. E num Maracanã de gramado bom e com calor fortíssimo. Foi o São Paulo, o visitante, que mandou em campo. Afinal, trocou bons passes e esteve sempre mais próximo do gol, aproveitando que o Fla errava passes em demasia (o goleiro Matheus Cunha deu uma no pé do rival e quase saiu gol do São Paulo).
O Fla encaixou um único ataque. Assim, Gerson mandou para Bruno Henrique cruzar e Beraldo salvar antes de a bola chegar em Gabi. Mais nada. Por outro lado, o São Paulo mandava bem pelos flancos. Assim, chegou ao gol (que até demorou para sair) aos 45 numa falha da defesa do Fla. Nestor recebeu pela esquerda sem marcação e cruzou para Calleri cabecear para a rede. A zaga falhou. Matheus Cunha, também, pois poderia ter saído na bola. São paulo 1 a 0. E ficou barato.
Flamengo segue apático no 2º tempo
A entrada de Everton Ribeiro fez o Flamengo equilibtrar o meio de campo e ter mais posse, com o São Paulo recuado. Entretanto, de perigo, só uma conclusão de Pedro que Beraldo rechaçou. Além disso, uma bola isolada de Gerson e um peteleco de Ayrton Lucas que Rafael encaixou (defenderia com os olhos fechados). Dessa forma, não por acaso, a torcida começou a vaiar o time. O São Paulo, assim, administrou a vantagem diamte um atabalhoado Flamengo que, nas raras chances que teve, sempre tomou decisões erradas.
FLAMENGO 0X1 SÃO PAULO
Final da Copa do Brasil – Jogo de ida
Data: 17/9/2023
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 67.350
Público pagante: 60.390
Renda: R$ 26.343.300,00
FLAMENGO: Matheus Cunha, Wesley (Matheuzinho, 33’/2ºT), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Thiago Maia, 33’/2ºT), Vitor Hugo (Everton Ribeiro, Intervalo) e Gerson; Gabigol (Éverton Cebolinha, 29’/2ºT), Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Wellington, 28’/2ºT); Pablo Maia, Alisson (Gabriel Neves, 13’/2ºT), Nestor (Michel Araújo, 21’/2ºT) e Welington Rato (Juan, 28’/2ºT); Lucas Moura (Luciano, 21’/2ºT) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior
Gol: Calleri, 45’/2ºT (0-1)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE)
VAR: Rafael Traci (Fifa-SC)
Cartões amarelos: Leo Pereira, Victor Hugo (FLA); Alisson (SAO) (GE/Jogada 10)