A briga para disputar a Copa do Mundo de 2026 começa nesta quinta-feira na América do Sul. Além do jogo entre Brasil e Bolívia, outros quatro jogos acontecem na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, entre o Dia da Independência e a sexta-feira. Confira abaixo os confrontos:
- 07/09 – 19h30 – Paraguai x Peru – Transmissão do sportv e ge em tempo real
- 07/09 – 20h – Colômbia x Venezuela – Transmissão do sportv e ge em tempo real
- 07/09 – 21h – Argentina x Equador – Transmissão do sportv e ge em tempo real
- 08/09 – 20h – Uruguai x Chile – Transmissão do ge em tempo real
- 08/09 – 21h45 – Brasil x Bolívia – Transmisão de Globo, sportv e ge em tempo real
Diferente das últimas edições, quando a América do Sul teve cinco vagas diretas na fase de grupos da Copa do Mundo e mais uma vaga para uma repescagem internacional, agora são seis vagas diretas. Os seis melhores colocados na tabela sul-americana vão para o Mundial, enquanto o sétimo enfrentará um playoff.
Paraguai x Peru – 07/09 – 19h30
Paraguai e Peru se enfrentam em Ciudad del Este a partir de 19h30. As duas equipes não vivem bons momentos. Os paraguaios chegam para essa partida com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, somando três derrotas no período. O Peru tem sequência ainda pior, com quatro derrotas nas últimas cinco partidas.
Gustavo Gómez, do Palmeiras, Matías Rojas, do Corinthians, e Mathías Villasanti, do Grêmio, são os representantes do futebol brasileiro na seleção paraguaia. O Peru conta novamente com Paolo Guerrero, que atualmente, aos 39 anos, joga na LDU.
Colômbia x Venezuela – 07/09 – 20h
Os colombianos jogam em casa, no Metropolitano de Barranquilla, o início da caminhada na tentativa de voltar a disputar uma Copa do Mundo. O retrospecto, de quatro vitórias nos últimos cinco jogos da Colômbia conta a favor contra um adversário que foi derrotado quatro vezes no mesmo recorte.
A convocação da Colômbia conta com os nomes de John Arias, do Fluminense, James Rodríguez, do São Paulo, e Richard Ríos, do Palmeiras. Soteldo e Rincón, do Santos, e Rosales, do Sport Recife, são os atletas que atuam no Brasil na seleção venezuelana.
Uruguai x Chile – 08/09 – 20h
Em reformulação com Marcelo Bielsa, o Uruguai não tem nomes como Cavani e Luis Suárez. Apesar disso, tem o bom retrospecto de três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos jogos, enquanto o Chile soma quatro derrotas e apenas uma vitória no mesmo período.
Se Cavani e Suárez não foram chamados, a celeste conta com nomes conhecidos dos brasileiros: Sergio Rochet (Internacional), Puma Rodríguez (Vasco), Bruno Méndez (Corinthians), Piquerez (Palmeiras), Carballo (Grêmio) e Canobbio (Athletico-PR).
O Chile conta com cinco representantes do futebol brasileiro: Gary Medel (Vasco), Erick Pulgar (Flamengo), Aránguiz (Internacional), Vidal (Athletico) e Kuscevic (Coritiba).
(GE)