O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), criticou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), por fazer ilações sobre o teor da reunião entre o governador Mauro Mendes (União Brasil), a bancada federal de Mato Grosso e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Garcia rebateu Fávaro e desmentiu a solicitação da retirada de recursos das BRs 158 e 242, destacando que houve o pedido de aporte para o início do segundo trecho do Contorno de Cuiabá, conforme noticiado pelo HNT.
“Vossa excelência falta com a verdade. Quanta desinformação e mentira. Nós fomos até o ministro para pedir recursos, mais dinheiro, para fazer o Contorno de Cuiabá, cuja licença ambiental está pronta e que a obra pode se iniciar ainda este ano”, esclareceu Fábio Garcia.
Ainda segundo o secretário-chefe, os deputados e senadores fizeram coro ao requerimento de Mendes, reforçando a importância de o governo Lula investir no Contorno e nas rodovias 158 e 242.
“Nós reforçamos por diversas vezes a importância do governo federal dar continuidade e iniciar as obras da 158 e 242, portanto, ministro, essa tua fala, infelizmente, não passa de uma grande mentira”, afirmou Fábio.
Garcia provocou Carlos Fávaro mencionando o passado político enquanto vice-governador na gestão Pedro Taques e sua declaração polêmica na CPI do MST, que contrariou defesas da Aprosoja Mato Grosso, entidade já presidida pelo ministro, como pontos negativos em sua trajetória pública.
“Nós, mato-grossenses, não nos cansamos de nos decepcionar com a sua pessoa. Nós até conhecemos essa sua genética da ingratidão e traição. Daquele que teve coragem de trair os produtores rurais e um grande companheiro teu, o seu governador Pedro Taques. Agora, conhecemos uma nova genética, a da mentira”, disparou Fábio.
ALÍVIO PARA OS MOTORISTAS
A obra, chamada por Mendes de “Nova Miguel Sutil”, oferecerá rotas alternativas passando pela estrada da Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), contornando a capital mato-grossense até o posto Sinuelo. A expectativa é que haja mais fluidez no trânsito em Várzea Grande, nas avenidas do CPA, Antártica, Trabalhadores e no Pedra 90.
ENTENDA O CASO
Mauro Mendes se reuniu com o ministro Renan Filho na última quarta-feira (23). Após o encontro, Fávaro publicou críticas afirmando que para conseguir o aporte para o Rodoanel, o governador indicou como alternativa o repasse do aporte das BRs 158 e 242, ainda sem licenças ambientais, para o Contorno de Cuiabá que já tem toda a documentação avalizada.
“Me causa tristeza saber que Mato Grosso procura o ministro Renan Filho com uma pauta para tirar os recursos das obras das BR-158 e 242 porque ainda não estão com as licenças prontas e deslocar esses recursos para as obras do Contoreno de Cuiabá”, falou Carlos Fávaro.
A declaração desencadeou a reação de Fábio Garcia.
OUTRO LADO
O HNT entrou em contato com o gabinete de Carlos Fávaro, porém, sua assessoria disse que o ministro não irá se manifestar sobre as declarações dee Fábio Garcia.
VEJA VÍDEO
(HNT)