Um vídeo mostra o exato momento em que o ônibus com torcedores do Corinthians capota na rodovia Fernão Dias, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no domingo passado. As imagens foram divulgadas nesta quinta-feira (24) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
O veículo seguia para Taubaté, em São Paulo, após um jogo contra o Cruzeiro. Dos 43 passageiros, sete morreram no acidente.
A concessionária que administra o trecho, Arteris Fernão Dias, informou que o motorista do ônibus, Cleber Felipe Vicente Martins, de 39 anos, perdeu o controle do veículo quando entrou em uma curva, bateu contra um barranco e capotou.
Ele segue internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Público Regional de Betim, na Grande BH. Apesar de o estado de saúde ser considerado “delicado”, ele tem respondido bem aos cuidados médicos.
Ônibus em situação irregular
O ônibus é da empresa C.F.V. Martins Transportes – ME, com placa de Jacareí (SP). Ela foi contratada por uma subsede da Gaviões da Fiel do Vale do Paraíba, em São Paulo, para levar torcedores de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba.
O g1 Minas conseguiu confirmar que o motorista, Cleber Felipe Vicente Martins, de 39 anos, também é o dono da empresa. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o veículo estava em situação irregular, pois não tinha registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros.
Além disso, o cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, estava vencido há quase três anos. O aparelho é de uso obrigatório para veículos de grande porte com capacidade para mais de dez passageiros e que andem em velocidade acima de 60 km/h.
Quem são as vítimas?
As identidades das vítimas foram reveladas por familiares e pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). São elas:
- Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, de Pindamonhangaba (SP);
- Andrew Nicolas Francisco, 26 anos, de São José dos Campos (SP);
- Allan Aguiar, 31 anos, de Pindamonhangaba (SP);
- Rodrigo Lacerda de Barros, 32 anos, de Taubaté (SP);
- Vanderlei Rosielton Henrique Simão, 41 anos, mineiro de Elói Mendes, que morava em Pindamonhangaba (SP);
- Renan Wellington Barbosa, 32 anos, de Taubaté (SP);
- José Antônio da Silva, 54 anos, de Taubaté (SP).
Ao g1 Minas, a advogada Jhennifer Mendes, que acompanha os trâmites legais do caso, confirmou que todos os corpos foram liberados do Instituto Médico Legal (IML) de Betim na noite domingo. (GE)