Titular absoluto na lateral esquerda, a boa fase individual de Rikelme coincide com o momento do Cuiabá no Brasileirão. Peça mais jovem entre os titulares da posição na Série A, ele revelou sua maior inspiração e garantiu que o elenco do Dourado já virou a chave e almeja objetivos maiores: buscar vaga em competições sul-americanas para 2024.
Rikelme disputou 13 jogos no Brasileirão, todos como titular. Com 20 anos, contou que acompanha laterais mais experientes para aprimorar os fundamentos da função, com destaque especial para Marcelo, do Fluminense.
– A responsabilidade é enorme (ser o mais jovem), ver os outros laterais mais velhos que eu. Sempre que possível eu assisto os jogos dos caras mais velhos do que eu pra pegar experiência. Preciso trabalhar firme para conseguir um objetivo maior como eles. Maior inspiração é o Marcelo, não tem como.
Meia-atacante nas categorias de base, a revelação do Cuiabá migrou para a linha defensiva na atual temporada. Uma adaptação rápida graças à versatilidade adquirida ainda na infância.
– Quando eu era pequeno corria o campo todo, do meio eu ia pra lateral e pra zaga. Eu já tinha uma noção de como era, então isso foi muito rápido pra mim. Estou confiante, agora o ofício é mesmo na lateral, ali que eu estou me saindo bem.
E já que o bom momento é acompanhado pela fase coletiva do Cuiabá, mirar em metas maiores está mais palpável para o elenco auriverde. A equipe liderada por António Oliveira ocupa a 9ª colocação, com 28 pontos, a 10 de distância para o Z-4 e a três do G-6.
– Desde o começo do ano a gente vem trabalhando firme, e cada dia que passa a gente trabalha mais para conseguir os resultados. Agora é trabalhar mais ainda pra pegar uma Libertadores e sonhar alto. A gente no grupo já virou a chave, conversamos sobre isso. Temos uma distância maior pro rebaixamento, agora estamos trabalhando para pegar uma Libertadores ou Sul-Americana.
À disposição da comissão técnica, Rikelme volta a campo neste sábado, quando o Dourado recebe o Palmeiras, pela 20ª rodada do Brasileirão. O duelo será disputado na Arena Pantanal, a partir das 17h30. (GE)