Não é nenhum exagero afirmar que a campanha do Cuiabá no primeiro turno do Campeonato Brasileiro foi além das expectativas. Numa edição tida como a mais difícil dos últimos anos, com a presença de 15 campeões, o Dourado era um dos principais cotados na briga contra o rebaixamento.

Mas a realidade foi diferente do previsto: a equipe fez o melhor primeiro turno desde 2021, ano de estreia na elite nacional. Em 19 partidas, foram oito vitórias, quatro empates e sete derrotas – 28 pontos conquistados, totalizando aproveitamento de 49% da pontuação possível. Mesmo com a derrota na última partida do turno, o saldo é excelente.

O Cuiabá fechou a primeira metade da Série A na oitava colocação, a três pontos do Athletico, último time do G-6, zona de classificação à fase preliminar da Copa Libertadores 2024.

Dos destaques individuais, Deyverson se notabiliza. São oito gols marcados, que rendem ao atacante o posto de vice-artilheiro do Brasileirão, empatado com Vitor Roque, do Athletico, e atrás somente de Tiquinho Soares, do Botafogo, que marcou 13 vezes.

A abertura do returno para o time mato-grossense será no sábado, contra o Palmeiras, na Arena Pantanal. O confronto com o time paulista será às 17h30 (de MT), pela 20ª rodada.

Cuiabá no 1º turno desde o acesso:

  • 2021: 25 pontos – 11º lugar
  • 2022: 20 pontos – 17º lugar
  • 2023: 28 pontos – 8º lugar

(GE)