O senador Mauro Carvalho (União Brasil) comemorou a inclusão de três ferrovias para Mato Grosso no Plano de Aceleração do Crescimento, lançado nesta sexta-feira (11.08), no Rio de Janeiro.
A inclusão, segundo o senador, é fruto de articulação junto à Casa Civil logo que assumiu o mandato, há pouco mais de 30 dias.
A Ferrogrão deve ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA), viabilizando importante corredor de escoamento da produção agrícola do Estado em direção ao porto de Santarém (PA) e os mercados asiáticos, principais compradores de grãos e carnes de Mato Grosso.
Outra importante ferrovia vai ligar Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e Lucas do Rio Verde. É a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai se conectar à Ferrovia Norte-Sul permitindo acesso ao porto de Itaqui, no Maranhão. “Essa obra está sob responsabilidade da Vale e anda em ritmo acelerado”, diz.
Já a Ferrovia Vicente Vuolo avança em direção ao Norte de Mato Grosso partindo de Rondonópolis, onde está o maior terminal de cargas da América Latina. De lá, deve alcançar Cuiaba , Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
“Todos sabemos tratar-se de obras de grande importância para o desenvolvimento de Mato Grosso ” avalia o senador, lembrando tratar-se de um meio de transporte que barateia o custo do frete contribuindo, assim, para a melhor rentabilidade no campo.
“Vamos continuar atuando para melhorar a logística de transportes em Mato Grosso, que retorna os investimentos feitos com mais desenvolvimento para todo o Brasil” disse.