O geólogo Waldemar Abreu Filho, da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), indicado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso( Crea-MT) na sessão plenária do mês de março deste ano, recebeu a Medalha do Mérito, na quarta-feira, 10 de agosto durante homenagem da “Láurea ao Mérito” aos profissionais e entidades do Sistema Confea/Crea durante a 78° Semana Oficial da Engenharia(Soea) em Gramado no Rio Grande do Sul.
Para ele é uma honra ao profissional receber essa homenagem por tratar do reconhecimento de suas ações executadas durante quatro décadas na profissão em Mato Grosso. Desenvolveu trabalhos em todo estado de mapeamento geológico e pesquisa mineral, inclusive participou diretamente na elaboração do Mapa Geológico do estado de Mato Grosso em frente da maior importância para a Geologia da região.
“Em relação a minha atuação no pleno participei de sete mandatos como conselheiro do Crea-MT inclusive ocupando todos os cargos da diretoria, fui presidente das comissões e também fundador da Associação dos Geólogos de Mato Grosso , AGEMAT e do Clube de Geólogos de Mato Grosso”, disse o geólogo.
“Esse é um reconhecimento merecido a um profissional que sempre se dedicou a lutar pela profissão da Geologia através do nosso Conselho Profissional. E essa modalidade tem uma grande parcela no crescimento do nosso estado de Mato Grosso”, explanou o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego.
Para o chanceler da Comissão do Mérito (CME) do Confea, geólogo conselheiro federal por Mato Grosso Mário Cavalcanti explicou que a CME tem por finalidade apreciar as indicações feitas por entidades de classe, Crea’s, instituição de ensino e de pessoa física ou jurídica que façam jus à homenagem em razão de sua contribuição para a valorização e a regulamentação das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do País.
O responsável pela organização da homenagem da “Láurea ao Mérito” do Confea no regional de Mato Grosso a coordenadora da Comissão de Mérito do Crea-MT, chanceler eng. civil Marciane Prevedello Curvo explanou que esse evento é de grande relevância na valorização profissional e o reconhecimento das Engenharias, Agronomia e Geociências de Mato Grosso no âmbito nacional.
“Um momento de muita emoção, nós podermos homenagear esses profissionais maravilhosos. Além de nos tocarem no sentido da engenharia, muitas delas me tocaram no sentido pessoal, como em relação ao meu professor de Estrutura na Escola de Engenharia, Shido Ogura. Nosso querido Moura Fé, também parceiro de muitas batalhas, também sendo homenageado. Além de muitos amigos homenageados com a Láurea ao Mérito.
Ver esse auditório lotado para entregar essas homenagens é muito gratificante. Elas mostram que temos um passado maravilhoso, e quem tem história vai longe. Nós temos muita história e temos um presente vibrante da nossa Engenharia, da nossa Agronomia e das nossas Geociências. E tenho certeza de que teremos um futuro maravilhoso. Todos os profissionais que concorreram à Láurea ao Mérito também mereciam ser homenageados”, descreveu o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger.
Inscrição no Livro do Mérito
Engenheiro de Minas e Metalurgista Neuclayr Martins Pereira – Indicação: Crea-SP
Engenheiro Agrônomo Derblay Galvão – Indicação: Crea-RS
Engenheiro Civil Shido Ogura – Indicação: Crea-PR
Engenheiro Metalurgista Wilson Luiz Guesser – Indicação: Crea-SC
Engenheira Civil Maria Aparecida Rodrigues Estrela – Indicação: Crea-PB
Engenheiro Civil Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé – Indicação: Crea-PI
Engenheiro Civil Paulo Roberto Martins Teixeira – Indicação: Crea-MS
Engenheiro Florestal Francisco de Paula Neto – Indicação: Crea-MG
Engenheiro de Pesca Fábio Hissa Vieira Hazin – Indicação: Crea-PE
Engenheiro Agrônomo Roberto Cláudio Frota Bezerra – Indicação: Crea-CE
Engenheiro Agrônomo Jose Ribamar Torres da Silva – Indicação: Crea-AC
Engenheiro Mecânico Silvino Gonzaga Bentes – Indicação: Crea-AL
Doze profissionais receberam em vida a Medalha do Mérito. Confira abaixo.
Medalha do Mérito
Engenheiro Civil, Engenheiro Agrimensor e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Mensitieri Almeida – Indicação: Crea-BA
Engenheiro Eletricista Cícero Machado de Moraes – Indicação: Crea-MG
Engenheiro Civil José Orlando Vieira Filho – Indicação: Crea-PE
Engenheiro Eletricista Cursino Brandão Jacobina – Indicação: Crea-PB
Geólogo José Paulo Godoi Martins Netto – Indicação: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas)
Engenheira Civil Ângela Teresa Costa Sales – Indicação: Crea-SE
Engenheiro Civil Manoel Enéas Alves Mota – Indicação: Crea-CE
Geólogo Waldemar Abreu Filho – Indicação: Crea-MT
Engenheiro Agrônomo Artur Chinelato de Camargo – Indicação: Crea-SP
Engenheiro Civil Aloisio Ferreira de Souza – Indicação: Crea-AL
Engenheiro Agrônomo Evandro Orfanó Figueiredo – Indicação: Crea-AC
Engenheiro Agrônomo Glauco Olinger – Indicação: Crea-SC
Menção Honrosa
Além deles, as instituições Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), a Schultz S.A e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) também foram homenageados com menções honrosas.
Entre muitos momentos de emoção, foi reservado um minuto de silêncio em memória do engenheiro civil, engenheiro agrimensor e de segurança do trabalho Carlos Alberto Mensitieri Almeida. Sua comenda será entregue posteriormente pelo Crea-BA, a exemplo de outros homenageados, impossibilitados de comparecer à cerimônia, prestigiada por milhares de profissionais, presentes ao auditório. Outros homenageados foram representados por filhos e netos.
Link: Conheça o Livro do Mérito 202