Com uma atuação abaixo da crítica, o Flamengo disse adeus, nesta quinta-feira (10), à Copa Libertadores, perdendo por 3 a 1 para o Olimpia, no Paraguai. A derrota, no Defensores Del Chaco, em Assunção, foi demais para a vantagem adquirida pelo Rubro-Negro no jogo de ida, por 1 a 0. Dessa forma, acaba-se a possibilidade de haver um Fla-Flu nas quartas de final da competição, já que os paraguaios é que enfentarão o Tricolor na fase seguinte.

Primeiro tempo

Embora tivesse a vantagem, o Flamengo não deixou de ir ao ataque para tentar aumentar a margem. E, de fato, Bruno Henrique apareceu novamente para ser decisivo. Após cobrança de falta de Arrascaeta, o camisa 27 desviou na primeira trave, tirando totalmente Espínola da jogada e fazendo 1 a 0. Mas a festa rubro-negra durou pouco: aos 11 minutos, Cardozo cruzou na área, a defesa do Fla ficou parada e Torres subiu sozinho para cabecear e empatar.

Foi então que o Olimpia passou a pressionar com tudo: Cardozo e Gamarra quase marcaram, em chutes que rasparam a trave, com Matheus Cunha defendendo chute perigoso de Torres. O Flamengo chegou a marcar, com Gabigol, mas Bruno Henrique estava impedido no começo do lance e a jogada acabou anulada.

Segundo tempo

O Flamengo até começou a segunda etapa melhor que o Olimpia, com duas finalizações perigosas. Arrascaeta chutou por cima, em disparo cruzado, enquanto Bruno Henrique bateu no canto, mas Espínola defendeu. Os paraguaios, por outro lado, voltaram à carga e passaram a atacar em busca de um gol que, ao menos, levasse tudo ao pênaltis. E foi quando a defesa rubro-negra entrou em parafuso.

Aos 23 minutos, Zabala bateu córner, Ortiz cabeceou no limite da grande área, mas Matheus Cunha caiu atrasado: 2 a 1. Se já parecia ruim, piorou quando Bruera acertou a trave. O gol estava maduro e saiu da mesma forma: em escanteio de Zabala, Bruera subiu no meio da zaga e cabeceou para virar a eliminatória. O Flamengo até conseguiu marcar, nos acréscimos, mas a arbitragem deu impedimento de Gabigol, num lance muito contestado. Por fim, uma eliminação com requintes de crueldade para o torcedor rubro-negro.

Próxima fase

Classificado, o Olimpia será o adversário do Fluminense nas quartas de final da Libertadores. A Conmebol ainda não definiu as datas, mas os duelos serão nas semanas dos dias 23 e 30 de agosto. A ida será no Maracanã e a volta no Defensores del Chaco.

Já o Flamengo terá que se contentar com as competições nacionais. No Campeonato Brasileiro, está em segundo lugar com 31 pontos conquistados, 13 a menos que o líder Botafogo. Já na Copa do Brasil, tem a vantagem após vencer o Grêmio por 2 a 0, no jogo de ida da semifinal. A volta será no próximo dia 16.

Olimpia x Flamengo comemoração gol Iván Torres

Olimpia x Flamengo comemoração gol Iván Torres (Foto: EFE/ Daniel Piris)

Quinta eliminação na temporada

Com a queda para o Olimpia nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo coleciona a sua quinta eliminação com apenas oito meses de temporada. O Rubro-Negro está vivo apenas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Já nas outras competições…

  • Recopa Sul-Americana: vice para o Independiente Del Valle
  • Supercopa do Brasil: vice para o Palmeiras
  • Mundial de Clubes: eliminado para o Al Hilal
  • Campeonato Carioca: vice para o Fluminense
  • Libertadores: eliminado para o Olimpia

OLIMPIA-PAR 3×1 FLAMENGO

Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores-2023
Data e horário: 10/08/2023, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
OLIMPIA: Espínola; Alejandro Silva (Salazar, 41’/2ºT), Romaña, Gamarra e Zabala; Ortiz, Gómez (Montenegro, 15’/2ºT) e Torres (Barreto, 41’/2ºT); Fernández (Martínez, 15’/2ºT), González (Bruera, 22’/2ºT) e Cardozo. Técnico: Francisco Arce.
FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas, 32’/2ºT); Thiago Maia (Luiz Araújo, 38’/2ºT), Gerson (Allan, 33’/2ºT), Everton Ribeiro (Victor Hugo, 22’/2ºT) e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Sampaoli.
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Juan Lara (CHL)
Cartões amarelos: Ortiz, Romaña, Alejandro Silva, Zabala (OLI); Wesley, Filipe Luís, Gabriel Barbosa, Luiz Araújo (FLA)
Gols: Bruno Henrique, 7’/1ºT (0-1); Torres, 11’/1ºT (1-1); Ortiz, 23’/2ºT (2-1); Bruera, 35’/2ºT (3-1) (Jogada 10)