O Botafogo volta ao Mineirão pela Série A do Campeonato Brasileiro depois de quatro anos. O reencontro com o Cruzeiro marca a volta do duelo à elite do futebol nacional, já que os dois times passaram pela Série B nas últimas temporadas. O último jogo em Belo Horizonte foi em julho de 2019, quando o Glorioso era comandado por Marcelo Barroca – Mano Menezes era o técnico do time mineiro, que lutava contra o rebaixamento.

O jogo da 10ª rodada terminou empatado sem gols e sem muitas emoções. Com um primeiro tempo ruim do time carioca, Alex Santana entrou na segunda etapa e conseguiu criar as melhores oportunidades, desperdiçadas por Bochecha e Pimpão.

Com o resultado, o Botafogo ficava em sexto lugar na tabela e o Cruzeiro fora do Z-4.

Dos que estiveram em campo no jogo, apenas Gatito Fernández segue no elenco. O zagueiro Joel Carli, que se aposentou em junho, também esteve entre os 11 iniciais. Rodrigo Pimpão, que se tornou o maior artilheiro internacional do Botafogo com oito gols, vivia um momento instável no time e entrou no segundo tempo.

Jogadores do Botafogo são orientados por Carli em 2019 — Foto: Vítor Silva / Botafogo

Jogadores do Botafogo são orientados por Carli em 2019 — Foto: Vítor Silva / Botafogo

Relembre a escalação abaixo:

Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, Alex Santana e João Paulo; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Diego Souza e Erik (Victor Rangel).

No banco, o Botafogo tinha ainda o goleiro Diego Cavalieri, o zagueiro Marcelo Benevenuto, o lateral Jonathan Silva, os volantes Jean Irmer e Alan Santos, e o atacante Lucas Campos.

Diego Souza comemora gol pelo Botafogo em 2019 — Foto: Vítor Silva / Botafogo

Diego Souza comemora gol pelo Botafogo em 2019 — Foto: Vítor Silva / Botafogo

Na edição do Brasileirão de 2019, o Botafogo terminou em 15º, com 43 pontos – pontuação que está atualmente, na liderança com sobra da competição, com 17 jogos disputados. Já o Cruzeiro, amargou o primeiro rebaixamento da história, somando apenas 36 pontos. Hoje, está no meio da tabela, com 23 pontos.

O cenário dos dois times em 2023 é bem diferente de quatro temporadas atrás. Os clubes viraram SAF, se reoganizam financeiramente, e voltam a competir na elite do cenário nacional. Outra coincidência é que os clubes, hoje, são comandados por portugueses: enquanto Bruno Lage está no Botafogo, Pepa treina o Celeste.

Líder, o Botafogo viaja na noite deste sábado para o reencontro com o Cruzeiro. O jogo será domingo, às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. (GE)