O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-MT esteve presente no Workshop Meio Ambiente e Sustentabilidade em Transportes organizado pelo curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o IMEAGE – Instituto Mato-Grossense das Entidades de Agronomia. O evento, que aconteceu nos dias 25 e 28 de julho na UFMT, abordou estratégias de responsabilidade social na área, também objetivos e desafios das tecnologias de transporte.
A Engenheira Layane Oliveira, Analista de Sustentabilidade Pleno na Ecovias do Araguaia, apresentou o Case do grupo Ecorodovias, abordando ações de sustentabilidade corporativa e desenvolvimento estratégico voltado para a descarbonização. A palestra destacou o uso de materiais sustentáveis em pavimentos, apresentando casos do Grupo Ecorodovias.
“Desde o início de suas concessões, o Grupo busca constantemente novas tecnologias e soluções sustentáveis para pavimentação de suas rodovias. Nos últimos anos, a Ecorodovias tem implementado soluções alternativas como o uso do material asfáltico reciclado, também conhecido como RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), a mistura asfáltica morna e o asfalto borracha”, dissertou a analista.
A iniciativa apresentada na palestra, implementada na concessionária Ecovias do Araguaia, do Grupo Ecorodovias, visa reduzir os impactos ambientais ao utilizar a escória de ferroníquel como insumo para a base do pavimento asfáltico, fruto de uma parceria inovadora e sustentável com a Anglo American. A temática abordada despertou uma visão sustentável no público presente, incentivando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e alternativas com uma abordagem mais consciente.
“A busca por soluções alternativas traz ganhos ambientais e incentiva o desenvolvimento de uma economia circular, utilizando materiais reciclados em substituição aos produtos extraídos da natureza. O uso de materiais sustentáveis no pavimento traz vantagens à empresa, não só em termos ambientais, mas também econômicos. Apresentamos alternativas para a destinação de resíduos que seriam descartados, reduzindo o uso de agregados virgens e diminuindo os custos nos processos produtivos das infraestruturas viárias”, concluiu Leylane.
Já o presidente do Crea Mato Grosso, engenheiro civil Juares Samaniego parabenizou a iniciativa da entidade de classe Imeage e a UFMT pela inciativa do encontro que destaca relevância no conteúdo apresentado aos acadêmicos e profissionais dessa modalidade. “A instituição de ensino propõe a formação, e o Crea-MT dá atribuição aos profissionais que serão inseridos no Sistema de Mato Grosso. Então é importante a participação do engenheiro em eventos de grande magnitude, porque ser uma oportunidade de finalizar o curso com novos conhecimentos tecnológicos”, disse Samaniego.
A presidente do Imeage, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo levou ao workshop uma novidade relacionada ao instituto que irá viabilizar iniciativas e agilizar processos que proporcionam eventos como o workshop.Publicada por lei pela prefeitura municipal, O Imeage agora é uma instituição de utilidade pública.
“Essa lei gera emprego e fomenta as cidades, pois podemos licitar de maneira independente e ajudar as entidades em projetos. O IFMT, por exemplo, nos procurou para fazermos projetos complementares que eles não conseguem licitar, agora poderão procurar o instituto, para fazermos”, exemplificou Marciane.
Também marcaram presença o vice-presidente do Crea-MT, André Luiz Schuring; o Engenheiro Valmi Simão de Lima, analista de tecnologia ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA-MT); o engenheiro de projetos de pavimentos da Nova Roda do Oeste, Regis Del Bel; o coordenador do curso de Engenharia de Transportes e do curso de Especialização de Engenharia Ferroviária, professor e doutor Rodolfo Benedito Zattar da Silva; a pró-reitora da UFMT campus Várzea Grande, Ilce de Oliveira Campos; o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Transportes da UFMT, Luiz Henrique Motta Moraes e Ana Maria Moser, Advogada e Business & Executive Coach.
(Ana Frutuoso com a supervisão de Cristina Cavaleiro / Fotos: Rennan Kawahara)