O Vasco ganhou um fôlego financeiro para investir em reforços nos últimos cinco dias de janela. Em reunião emergencial com a 777 Partners, na última terça-feira, foi aprovada a liberação de mais recursos para buscar jogadores até a próxima semana.
O clube já havia separado uma pequena parte do orçamento da primeira janela para investir agora em julho, mas com o mau desempenho em campo e a necessidade de mais reforços, a SAF conseguiu um pouco mais de grana para preencher as carências do elenco.
É com esse dinheiro que o Vasco tenta suas últimas cartadas no mercado, antes do fechamento da janela de transferências, na próxima quarta-feira. O clube apresentou propostas pelo atacante Michael Santos, do Talleres, e pelo zagueiro Robert Rojas, do River Plate. Também houve uma oferta por Jorge Carrascal, mas o valor não agradou o CSKA.
Até o momento sete reforços foram contratados: o zagueiro Maicon, os meio-campistas Medel, Praxedes e Paulinho e os atacantes Serginho e Sebastián Ferreira já foram anunciados. O lateral-esquerdo Jefferson ainda não foi oficializado pelo Vasco, mas já treina no CT Moacyr Barbosa.
A SAF, no entanto, tem encontrado dificuldades, principalmente financeiras, no mercado. A busca pelo camisa 10, sonhado desde o início do ano, não tem sido fácil. O Vasco tentou nomes como Lanzini, Zalazar e Jorge Carrascal, mas dinheiro foi problema em todas as negociações.
Em busca de um zagueiro, o Vasco sondou, por exemplo, Facundo Garcés, do Colón. O jogador desperta interesse de outras equipes, e o clube argentino só liberaria por uma boa proposta financeira – a multa rescisória é de 2,5 milhões de dólares.
A diretoria vascaína sonha ainda com mais um centroavante. Apesar de ter contratado Sebastián Ferreira, o Vasco quer outro atacante de mais peso. Michael Santos, do Talleres, é um dos alvos, mas a questão financeira prejudica o acordo: o presidente do clube argentino pediu garantias à SAF para vencer o jogador uruguaio. “Muitos clubes hoje estão entrando com processos contra o Vasco na Fifa contra por atrasos”, disse Andrés Fassi ao ge.
A contratação de mais um atacante de lado também não é descartada. O atacante Sérgio Santos, do Cincinatti (EUA) foi oferecido, mas não houve avanço até o momento. A reunião emergencial do Conselho de Administração da SAF teve o futebol como tema principal. Foi selado um compromisso por esforço total na busca de jogadores que possam salvar a temporada do Vasco. O clube agora corre contra o tempo, já que a janela fechará no dia 2 de agosto.
*Emanuelle Ribeiro, Gabriel Andrade, Marcelo Baltar e Tébaro Schmidt (GE)