Economista de formação, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem ressaltado, na tribuna da Assembleia Legislativa, a sua preocupação com a extensão dos trilhos da ferrovia para a região norte nos próximos anos e defendido a diversificação da economia e uma politica industrial mais forte, inovadora e audaciosa para atrair novas indústrias para o município de Rondonópolis.

O parlamentar em recente entrevista afirmou que a gestão tem que trabalhar para aproveitar os potenciais da cidade, como a ferrovia para criar mecanismos para atrair mais indústrias e impulsionar a economia com a geração de mais empregos diretos e indiretos. Ele acredita que a instalação de indústrias será providencial para promover o desenvolvimento social e econômico do município, mesmo após a extensão dos trilhos para a região norte do Estado.

“Atrair indústrias para a nossa cidade trará benefícios econômicos, como aumento na produção, exportações e arrecadação de impostos. A presença de indústrias estimula o crescimento de outros setores, como serviços, comércio e infraestrutura. Acredito que a nossa cidade possui vantagens como a localização geográfica, entre as BRs-163 e 364 e é preciso fazer um trabalho arrojado e inovador para atrair indústrias que estão com interesse de se instalar em Mato Grosso”, disse o deputado.

De acordo com Thiago Silva, para promover a industrialização e o fortalecimento do setor de serviços, será preciso ações articuladas entre os Poderes Executivo e Legislativo, Fiemt, Acir e CDL. Ele também sugere criar incentivos fiscais e redução de burocracia para pequenas empresas e, também, para grandes empresas da cadeia dos setores da agricultura e pecuária. Isso pode incluir a simplificação de processos de licenciamento, a redução de impostos sobre a propriedade e a concessão de benefícios fiscais para as indústrias que se comprometerem a fazer investimentos sociais e gerar empregos diretos e indiretos.

Além disso, é importante promover melhorias na infraestrutura rondonopolitana, como viadutos, asfalto, energia elétrica e telecomunicações, sendo fatores preponderantes para atrair empresas que dependem destes atributos para operarem eficientemente.

Segundo Thiago, outra medida que pode ser adotada é a parceria público-privada, buscando colaboração entre o setor público e o empresarial. Isso pode incluir a criação de espaços industriais e áreas tecnológicas de desenvolvimento que ofereçam vantagens competitivas para empresas interessadas em investir na capital do bi-trem.

“Temos um potencial logístico significativo, não podemos perder o protagonismo industrial. Precisamos colocar novamente Rondonópolis nos trilhos do desenvolvimento e garantir o aumento da geração de emprego e renda e mais qualidade de vida para a nossa gente para as próximas décadas”, finaliza o parlamentar.

(AgoraMT)