O senador Jayme Campos (UB) é contrário à ampliação de vagas para deputados estaduais, federais e vereadores a partir da brecha na Constituição Federal que permite a criação de cadeiras de acordo com o aumento populacional. Jayme afirmou que é defensor de uma reforma administrativa para vedar a manobra no país, que é dono de um “exército de vereadores”, e provocou os presidentes de Câmaras Municipais para que tenham “bom senso”.
“Temos que fazer uma reforma administrativa geral. Não só em relação ao aumento eventualmente de vereadores, como também, certamente, reforma no serviço público, para melhorarmos a eficiência”, declarou Campos à Rádio Conti nesta semana.
Dados do Censo 2023 recém-divulgados pelo IBGE indicam a possibilidade de Mato Grosso ganhar mais um parlamentar na Câmara dos Deputados. Os números também garantem a Cuiabá mais dois vereadores. O senador fica na oposição da pauta por onerar mais os cofres públicos.
“Eu, particularmente, sou contra qualquer aumento de custo, a gente tem que diminuir o custo. Isso envolve, com certeza, até redução de número de vereadores no Brasil. O Brasil hoje tem um verdadeiro exército de vereadores”, apontou Jayme Campos.
O vice-presidente da Câmara de Cuiabá, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), admitiu ao HNT que a mesa diretora pode colocar em discussão o aumento de 25 para 27 vereadores, após o recesso de julho. Campos rechaçou a medida e enviou um recado velado ao presidente Chico 2000 (PL).
“O presidente da Câmara, que é o responsável, prevalecendo o bom senso, não vai fazer essa proposta. Muito pelo contrário, permanece o que já está aí e está de bom tamanho. Os municípios têm que reduzir o número de vereadores”, disse Jayme.
Fonte: HiperNotícias