O Flamengo enviou a primeira proposta oficial por Claudinho na última semana para o Zenit. O clube russo deu o sinal positivo de que aceita negociar o jogador, mas ainda não respondeu sobre as condições apresentadas. Ou seja, até o momento, os valores e a forma de pagamento ainda não entraram em pauta.

A primeira proposta rubro-negra foi na casa dos 15 milhões de euros – cerca de R$ 80 milhões na cotação atual. O parcelamento proposto pelo Flamengo foi de cinco anos, pagando aos russos em 10 partes fixas de 1,5 milhão de euros. Este valor corresponderia a 100% dos direitos econômicos e não inclui bônus por títulos.

Após o ‘ok’ para negociação, Flamengo aguarda o Zenit para a discussão dos valores e da forma de pagamento. Internamente, o clube sabe que pode ter que aumentar a proposta, principalmente para a inclusão das bonificações por metas.

O Flamengo adotou cautela e paciência durante esta negociação, lembrando sobretudo as negociações recentes por Allan, que estava no Atlético-MG, e de Gerson, no início do ano, que defendia o Olympique de Marselha. Na atual janela, o clube tem 14 dias até o fechamento do mercado em 2 de agosto.

Acerto com Claudinho

A vontade do jogador de 26 anos é vestir a camisa do Flamengo. Não à toa, as partes se acertaram para um contrato válido até 2027 e chegaram a um denominador comum em relação ao salário.

Um dos principais argumentos para seduzir Claudinho foi a seleção brasileira. O fato de o Flamengo estar na briga por títulos na América do Sul reforçam a vitrine que o meia-atacante deseja em busca de um espaço na Seleção.

Enquanto isso, o Zenit está afastado das principais competições europeias por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Prazo de inscrição

A janela internacional de transferências se encerra em 2 de agosto, no entanto, o prazo de inscrição dos reforços é um pouco diferente dentro de cada competição.

Na Copa do Brasil, se quiser contar com Claudinho no jogo de ida da semifinal, contra o Grêmio, a diretoria tem até a próxima terça-feira para publicar os nomes no BID da CBF. Na Libertadores, o prazo é 29 de julho para fazer mudanças para as oitavas de final, quando terá pela frente o Olimpia.

O prazo final para inscrever jogadores na Copa do Brasil é o dia 8 de agosto, após a janela de transferências. Ou seja, antes do jogo de volta da semifinal. A Conmebol permite mudanças na lista de 50 jogadores inscritos até antes do início das semifinais da Libertadores. A data limite para inscrições no Brasileirão é 25 de agosto. (GE)