O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá já reduziu em 53% o número de
pessoas aguardando por cirurgias. Ao assumir a Saúde de Cuiabá, a gestão encontrou um cenário de 110 mil procedimentos, autorizados pela Central de Regulação, aguardando agendamento.
“Temos trabalhado intensamente para aumentar o número de cirurgias realizadas em Cuiabá, ampliamos a oferta de serviços, como os de cardiologia no São Benedito, e retomamos as cirurgias no antigo Pronto Socorro. Não tenho dúvidas de que a prestação de serviços está melhorando, pois nossa principal meta é atender a população da forma como merece, com dignidade”, afirmou a interventora Danielle Carmona.
A redução para 52.296 pessoas à espera do procedimento cirúrgico se deu com a execução de força-tarefa para agilizar o agendamento dos pacientes e de mutirões de cirurgias nos hospitais municipais. Sob o Gabinete de Intervenção também foi possível ampliar o rol de procedimentos oferecidos nas unidades hospitalares do município.
Após análise das solicitações em espera na Central de Regulação, também foi feita a exclusão dos pacientes que já haviam realizado o procedimento, ou que não tinham mais interesse e de pessoas que foram a óbito.
Só no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), antigo Pronto Socorro, foram realizados 1.496 procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência, entre os dias 10 de abril a 18 de julho. A unidade estava com as cirurgias eletivas suspensas havia quatro meses quando o Gabinete de Intervenção assumiu a Saúde de Cuiabá, em 15 de março.
Já no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) foram realizadas 2.680 cirurgias, entre os dias 15 de março a 18 de julho, e 245 no Hospital Municipal São Benedito, que ampliou o rol de serviços de cardiologia. Desde o dia 7 de junho, a unidade passou a oferecer cateterismo e angioplastia com hemodinâmica.
(Olhar Direto)