Os cuiabanos poderão voltar a ‘bater o queixo’ nesta sexta-feira (14), já que para o dia há previsão de mínima de 13ºC, segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Mas, até lá, os moradores da Capital ainda enfrentarão dias com predominância de muito calor e de baixa umidade relativa do ar, entre 20% e 30%.

Nesta segunda (10), Cuiabá acordou com temperatura amena, de 22ºC, e, no decorrer do dia, ela pode chegar aos 37ºC, mesma variação esperada para terça e quarta. De quinta em diante, tanto a máxima quanto a mínima devem começar a cair.

A expectativa de mínima para quinta é de 20ºC, com máxima de 33ºC. Já na sexta, a queda de temperatura esperada é mais brusca, de 6ºC, com mínima de 13ºC. Já com relação à máxima, ela deve se manter relativamente agradável para os parâmetros cuiabanos, já que os termômetros não deverão ultrapassar os 28ºC.

Além da região centro-sul, da qual Cuiabá faz parte, para as regiões nordeste, sudeste, sudoeste e norte de Mato Grosso também são esperados índices semelhantes de qualidade do ar e, por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, de perigo potencial (baixo risco de incêndios florestais e à saúde), para elas. A atenção a hidratação e exposição desnecessária ao sol nas horas mais quentes e secas do dia é necessária.

A situação é ainda mais crítica para algumas cidades do norte, nordeste e sudeste do Estado, que estão sob o alerta laranja do instituto (risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz), onde são esperados índices mínimos de umidade do ar entre 12% e 20%. Para estas localidades, além dos cuidados com a ingestão de água, é recomendado o uso de hidratante para a pele, de umidificadores de ambientes e que não se pratique atividade física.

MAIS FRIO AINDA EM CHAPADA

Os chapadenses vão sentir ainda mais a queda de temperatura. Segundo o CPTEC, por lá, os termômetros devem marcar mínima de 9ºC na sexta. Enquanto todo este frio não chega, os moradores terão dias com manhãs de temperaturas amenas e tardes quentes.

A cidade amanheceu nesta segunda com mínima de 18ºC e à tarde deve fazer máxima de 33ºC, quadro semelhante ao desta terça. Na quarta, a mínima deve sofrer uma ligeira queda, indo para 17ºC e a máxima se mantém nos 33ºC.

Acompanhando o tempo na Capital, Chapada também experimentará queda na máxima e mínima a partir de quinta. Na quinta, está previsto fazer mínima de 16ºC e máxima de 29ºC. Na sexta, a máxima esperada é de 25ºC.

A umidade mínima relativa do ar na cidade será menor do que a da Capital ao longo da semana, permanecendo nos 20%. Portanto, as orientações com relação à saúde também valem para o munícipio.

(HNT)