Em um dos piores jogos do Campeonato Brasileiro até o momento, o Cruzeiro derrotou por 1 a 0 o Vasco na tarde deste sábado (8/7), em São Januário, pela 14ª rodada. Filipe Machado, em cobrança de falta, anotou o gol solitário da partida que teve portões fechados devido à punição imposta pelo STJD ao clube carioca.

Com o resultado, a Raposa chega a 19 pontos, pulando para a 12ª colocação. Já o Cruz-Maltino não consegue sair da triste zona do rebaixamento: segue estacionado com nove pontos, em 18º lugar. Contudo, o time ainda pode perder uma posição na rodada.

Foi uma primeira etapa horrorosa em São Januário. Os donos da casa até tiveram uma boa oportunidade aos quatro minutos, com Pec arrematando para fora frente a frente com o goleiro Rafael Cabral. Mas foi só isso. Afinal, não acertou nada que se propôs a fazer. O Cruzeiro também não apresentou qualidades para ameaçar. Só conseguiu uma chegada um pouco mais perigosa aos 39, em finalização de Stênio para defesa de Léo Jardim. Quando tudo parecia que o placar seguiria 0 a 0, veio emoção nos acréscimos. Aos 49, Mateus Carvalho cometeu falta desnecessária, e Filipe Machado cobrou falta com categoria no bico da área. O goleiro vascáino, porém, foi lento no tempo de reação.

Segundo tempo: Vasco luta, mas nada de inspiração

O nível técnico seguiu baixo no retorno do intervalo. Aos trancos e barrancos, o Vasco buscou pressionar o adversário. O técnico Willian Batista promoveu mexidas, com as entradas de Jair, Rayan, Pedro Raul, Carabajal e Alex Teixeira. O time, aliás, teve uma boa chance com o jovem Rayan que, livre de marcação, cabeceou para fora. Pec teve sua segunda grande oportunidade, mas novamente desperdiçou. Enquanto isso, o Cruzeiro se preocupou em sofrer poucos riscos e, no contra-ataque. quase matou o jogo com Bruno Rodrigues, cara a cara com o goleiro vascaíno. Mas não fez falta. A vitória foi do Cruzeiro.

VASCO 0×1 CRUZEIRO
14ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 8/7/2023
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Capasso e Léo; Mateus Carvalho (Carabajal, 23’/2ºT), Marlon Gomes (Jair, 14’/2ºT) e Orellano (Alex Teixeira, 34’/2ºT); Gabriel Pec, Erick Marcus (Rayan, 14’/2ºT) e Serginho (Pedro Raul, 22’/2ºT). Técnico: Willian Batista (interino).
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Kaiki (Paulo Vitor, intervalo); Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital (Gilberto, 36’/2ºT); Wesley (Neto Moura, 25’/2ºT), Stênio (Robert, 17’/2ºT) e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa
Gol: Filipe Machado, 48’/1ºT (0-1)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartão Amarelo: Capasso (VAS); Kaiki, Robert, William (CRU) (Jogada 10)