Pela primeira vez na história, a bancada federal mato-grossense terá quatro mulheres (50%) atuando juntas na Câmara dos Deputados.

Com a saída de Fábio Garcia de Brasília para tocar a Casa Civil do Governo Mauro Mendes, abre-se a vaga para a primeira-suplente Gisela Simona, que irá tomar posse como deputada federal após cinco anos de espera. Na legislatura passada (2019-2022), ela também era suplente, mas não teve chance de assumir a cadeira.

No pleito do ano passado, Gisela concorreu pelo União é, de novo, ficou de suplente. Agora, ela deixa o cargo de adjunta do Procon-MT e se junta às federais bolsonaristas e de primeiro mandato Amália Barros, Rúbia Fernanda e à suplente Flavinha Rodrigues, vereadora de Colíder que ocupa a cadeira do titular Juarez Costa.

Até aqui o Estado registrou três momentos em que a bancada contou com duas ou mais mulheres. Na legislatura de 2003 a 2006, com participação de Teté Bezerra e Celcita Pinheiro, nesta legislatura, que se inicicou com duas (Amália e Fernanda) e agora se ampliando para metade da representatividade com as suplentes Flavinha e Gisela.

(RDNEWS)