O servidor Odenilton Junior Santos, da Ouvidoria da Câmara de Cuiabá e que faz parte da Comissão de Acessibilidade do Legislativo, ministrou nesta quinta-feira (29) a palestra “Em busca de um serviço público acessível e inclusivo”, pelo projeto “Tricotando sobre Ouvidorias”. O evento foi organizado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), voltado a ouvidores e servidores de Ouvidorias Públicas municipais e estaduais.
Além de servidor e membro da Comissão, Odenilton também é professor, consultor, pesquisador e palestrante e criador de conteúdos digitais. Ele é deficiente visual e, em sua palestra, discorreu sobre a necessidade de o serviço público ser, de fato, acessível e inclusivo.
“Foi um ambiente agregador, onde pude esclarecer vários pontos sobre a vivência de pessoas com deficiência e falar sobre as superações no dia a dia para se ter um ambiente acessível e inclusivo”, disse o servidor.
“Hoje a Câmara está nesse processo de democratização do espaço público, ampliando não só aos servidores, mas para a sociedade em geral. O suporte da presidência tem sido fundamental”, acrescentou.
O encontro, que contou com a participação de 126 ouvidores e servidores de ouvidorias de todo Estado, abordou dois pontos centrais, sendo eles a Lei 13.460/2017 (Código dos Usuários dos Serviços Públicos) e o Programa Nacional de Transparência Pública.
O projeto “Tricotando sobre Ouvidoria” foi lançado em 16 de março deste ano, durante o evento “Ouvidoria Day”, pelo conselheiro ouvidor do TCE-MT Antonio Joaquim. Reúne ouvidores e servidores de Ouvidorias públicas municipais e estaduais em um grupo de whatsapp e realiza bate-papo (diálogo aberto) trimestrais online sobre a temática ouvidoria. O objetivo da iniciativa é o fortalecimento e consolidação de todas as unidades municipais e estaduais.
PALESTRANTE
Nascido em Cuiabá, Odenilton é Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNIVAG), Especialista em Gestão Pública (FAFI) e Gestão de Projetos (FIAVEC) e Mestre em Ensino de Ciências Naturais (UFMT).
Atuou no Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso, foi Vice-presidente da Associação Mato-Grossense dos Cegos (e atualmente é Servidor Público na Câmara Municipal de Cuiabá.
É Relator da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da CMC, Pesquisador dos grupos de pesquisa Educação Científica, Crítica, Rica e Inclusiva (EduCRI/IFMT) e Acessibilidade e Educação Matemática (AcessEM/UNILA), Proprietário/Moderador dos Grupos Derrubando Barreiras e Incluzoom e Membro do Coletivo Consultores em Audiodescrição Brasil.