A sessão plenária do mês de junho foi marcada pelo lançamento do “Livro dos Inspetores”, que reúne boas práticas sobre atividades do inspetor e ressalta a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais.
Para o presidente do Conselho, engenheiro civil Juares Samaniego, além de orientações, a obra tem o objetivo de “resgatar a história da inspeção no estado, garantindo que sejam reconhecidos os profissionais envolvidos com o desenvolvimento destas Inspetorias. O livro que resgata a história das inspetorias do Crea-MT foi elaborado pela Instituto Mato-grossense das Entidades de Agronomia, Geologia e Engenharia (IMEAGE) por meio do patrocínio do Chamamento Público do Crea Mato Grosso.
Durante a plenária, a coordenadora da Comissão de Renovação do Terço (CRT) eng. civil Marciane Prevedello Curvo apresentou durante a sessão plenária a aprovação da revisão de registro de entidades de classe de nível superior e instituições de ensino.
Na oportunidade foram apreciados os seguintes processos: registro de pessoa física; registro de pessoa jurídica: 27 autos de infração à legislação, além de um Ad referendum: decisão de diretoria: demonstrativos contábeis março e apresentação balancete de janeiro a março: 01 processo ético; 01 deliberação CRT: Revisão de Registro das Entidades de Classe e Instituições de Ensino.
Em assuntos, o presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis de Mato Grosso (Abenc-MT) eng. civil Archimedes Pereira Lima Neto, fez o convite para os profissionais do Sistema Confea/Crea, participarem do 1° Congresso de Engenheiros Empreendedores (COBEN) promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), voltado às áreas correlatas da Engenharia. Realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, na FATEC SENAI MT – Faculdade de Tecnologia SENAI MT, o 1° COBEN tem como missão proporcionar um amplo fórum para apresentações e discussões dentro da temática estabelecida, composto de palestras técnicas, rodas de conversas com especialistas, exposições de equipamentos tecnológicos, minicursos, visitas técnicas e finalizando o Congresso com manifesto da Engenharia.
O primeiro tema será: “Empreendedorismo – oportunidades com sustentabilidade”, a fim de que com o empreendedorismo latente possa servir à sociedade e suprir com mais qualidade aos serviços de alta tecnologia que a sociedade anseia, ampliando a inserção socioambiental e contribuição no setor produtivo e econômico, além da Feira Coben, que será uma ótima oportunidade de promover a marca de empresas no mercado, proporcionando vendas diretas e ainda captar novos clientes. A Feira será um espaço de divulgação através soluções empreendedoras e inovadoras (produtos, serviços e modelos de negócios) voltada ao fomento do Empreendedorismo.
No mês de junho também foram realizadas as reuniões de Câmara Especializadas de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho; Agronomia: Elétrica; Florestal e Geologia, Minas e Industrial. Elas são órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e às infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho, e sua região de atuação. Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, em diversas modalidades que compõem o Sistema.
(Cristina Cavaleiro / Fotos: Rennan Kawahara)