O mato-grossense Alan Diego dos Santos, condenado por implantar uma bomba em um caminhão-tanque nas proximidades do Aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022, será ouvido nesta quinta-feira (29) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos golpistas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A sessão começou às 9h30 (horário de Brasília), conforme o portal Metrópoles.
Além de Alan, George Washington de Oliveira também prestará depoimento para prestar esclarecimentos sobre a ação, em ataque político contra os resultados das urnas. A autorização para que os condenados participassem das oitivas na CLDF foi dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 15. A decisão do ministro Alexandre de Moraes destacou que os ouvidos terão assegurado o direito ao silêncio.
“Espero que os depoentes respondam às perguntas feitas pelos integrantes da Comissão e não fiquem calados, como fez o senhor George Washington, em outra oitiva, em que ele não respondeu a maioria das perguntas e recorreu ao direito de permanecer calado. Solicitei aos delegados que assessoram a CPI, para irem ao presídio intimá-los e discutir com as autoridades de segurança sobre o transporte dos dois até a Câmara Legislativa, para que eles participem da oitiva”, disse o presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), ao Metrópoles
Em maio deste ano, Alan e George foram condenados, respectivamente, a 5 anos e 4 meses e 9 anos e 4 meses pela 8ª Vara Criminal de Brasília. Foi determinado, à época, que ambas as penas teriam que ser cumpridas inicialmente em regime fechado. A dupla está presa no Complexo da Papuda e foi escoltada à CLDF na manhã desta quinta.
(HNT)