O Internacional teve, sobretudo, a atuação que a torcida sonhava em 45 minutos. Desta forma, o Colorado despachou o Independiente Medellín (COL) por 3 a 1, nesta quarta-feira (28), no Beira-Rio, pela última rodada do Grupo B da Libertadores. O resultado garante aos gaúchos, com 12 pontos, a primeira colocação na chave, além, claro, da classificação para as oitavas de final da competição.
Quem acompanha o Internacional no grupo é o Nacional-URU, que derrotou o Metropolitano (VEN) por 1 a 0, no Parque Central, em Montevidéu. Os uruguaios fecham a conta com 11 pontos. O Medellín, com dez, vai à Sul-Americana, enquanto os venezuelanos ficam na lanterna.
A vitória do Inter foi construída toda na qualidade de Mauricio e Luiz Adriano. O meia voltou após pouco mais de um mês afastado por luxação no ombro direito e teve atuação de luxo. Abriu o placar com um golaço e deu as duas assistências para Luiz Adriano. O camisa 9, por outro lado, foi quem deu o passe para o companheiro abrir o placar. O centroavante foi sacado no intervalo após pancada nas costas, enquanto Mauricio saiu aos 17 minutos da etapa final e jogou por mais de 60 minutos.
O novo reforço colorado, como previsto, esteve na partida para assistir aos companheiros na vitória. O equatoriano atendeu aos torcedores em um dos camarotes do Beira-Rio e tirou fotos com os colorados. O Inter corre para regularizar o centroavante e deixá-lo em condições logo após a abertura da janela de transferências, no dia 3. A estreia está prevista para o dia 9 de julho, contra o Fluminense, no Maracanã.
O Inter fez um primeiro tempo de luxo. Já aos 2 minutos, abriu o placar em um golaço para tranquilizar o ambiente. Rômulou interceptou passe e acionou Alan Patrick, que deu para Mauricio. O meia tabelou com Luiz Adriano, arrancou e acertou um chutaço no ângulo. Depois, os colombianos ficaram mais com a bola, rondaram a área de John, mas o Inter retomou o controle. E ampliou logo aos 21, quando Mauricio cruzou na medida e Luiz Adriano desviou de peito. O domínio colorado só aumentou, com mais um da dupla. O centroavante recebeu do meia e bateu colocado, da entrada da área, para fazer o terceiro.
O Inter voltou do vestiário sem Luiz Adriano, que levou uma pancada nas costas e deu lugar a Pedro Henrique. A equipe colombiana apresentou um ímpeto maior e descontou logo aos 4 minutos da etapa final, com Pons. O Colorado rapidamente se encontrou no jogo e basicamente administrou o resultado. Tentou aproveitar saídas em velocidade, mas sem uma pressão sobre o Independiente Medellín. PH acertou o travessão e Alan Patrick levou perigo em finalização de fora da área. Por outro lado, conseguiu segurar o rival na defesa.
Os classificados
Com a vitória, o Inter chegou aos 12 pontos e fechou a fase de grupos com três vitórias e três empates. Foi o único brasileiro a não perder na Libertadores. No outro jogo do Grupo B, o Nacional venceu o Metropolitanos por 1 a 0 no Uruguai e garantiu a vaga como segundo colocado da chave. Ficou com 11 pontos na tabela. (GE)