Desapareceu do nosso convívio o estimado amigo Oriente Tenuta Filho. A cidade cresceu e nesta metrópole as notícias muitas vezes demoram a chegar a nosso conhecimento. Por isso mesmo, tardiamente soubemos que o amigo Tenuta havia embarcado em viagem rumo às dimensões superiores. Chegamos tarde para a despedida, mas pelas antenas espirituais queremos transmitir ao Tenuta que sentimos demais sua ausência e as linhas que ora escrevemos com sentida tristeza. Tenuta deixou o exemplo cristalino da reta conduta, da extrema dedicação à família e singular consideração aos amigos
A cidade e, principalmente, a Rua Candido Mariano, perdem um pouco do atraente encanto, pois, a casa de Tenuta era um dos seus remansos especiais de congraçamento humano, ali era um ponto de encontro, um ponto de parar. Naquele caloroso convívio os amigos e velhos conhecidos podiam deliciar de afáveis conversas, embalados pelas deliciosas cadeiras de balanço e pela amabilidade de Tenuta. O bate-papo gostoso, a troca de ideias e de informações, os assuntos da cidade e, em especial, da política eram colocados em dia, bem como, feitas análises da atual conjuntura econômica, tudo isto entrecortado muitas vezes por algumas doses de saudáveis gozações e respeitosas críticas, ou, até mesmo, algumas piadas mais recentes, tornando o ambiente agradável e agarrativo.
Leia também:
– “Agradável ambiência lusitana’’
Dentre muitas figuras admiráveis que víamos sempre a frequentar aquela animada roda de salutar convívio lembramos dos saudosos Dr. Aritino de Mattos, Joacir Figueiredo, João Maia, Des. Milton Mendes, Domingos Tenuta, Gen. Neto, Dr. Cássio Veiga de Sá, Dr. Pedro Paulo Correa da Costa, Benedito S. Gabriel, João Francisco de Arruda, Prof. Rubens de Mendonça, Prof. João Crisóstomo, Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, Foad R. Jaudy, Fernando Fontes e, além destes, recordamos também de Dr. Mario Mendes, João Bosco de Arruda e Sá, Dr. Farid Seror, Agrônomo Teotino, Dr. Vasco Palma (Vasquinho), Jary Cuiabano, Des. Cássio Curvo, Cel. Armando Addor, Ayres da Luz, Érico A. Campos, Joaquim Goulart, Prof. Clovis de Melo, dentre tantos outros.
É Tenuta, que falta você vai fazer! Muitos dos seus amigos estarão dispersos vagando pela cidade. O porto de convivência que implantou cheio de calor humano e tão bom de frequentar não existirá mais e as cadeiras de balanço, apenas estas haverão de, na lembrança, continuarem a balançar os nossos corações de saudade pela sua sentida ausência.
*TEOCLES MACIEL é advogado, professor, escritor, compositor, ex-prefeito de Barão de Melgaço e foi deputado estadual na Assembléia Constituinte de Mato Grosso.
CONTATO: www.facebook.com/profile.php?id=100089698066590