O Vasco jogará em São Januário com os portões fechados pelos próximos 30 dias, decidiu o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira, dia seguinte à confusão ocorrida na partida da equipe contra o Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão.
Além disso, o Vasco não terá direito a ingressos para seus torcedores nas partidas em que for visitante nesse período. O efeito da punição passa a valer imediatamente. O clube já havia aberto a venda para o jogo contra o Cuiabá, na próxima segunda-feira, pela 12ª rodada.
O clube, portanto, não terá a presença de sua torcida em cinco jogos do Brasileirão. São eles:
- Vasco x Cuiabá (26/06)
- Botafogo x Vasco (02/07)
- Vasco x Cruzeiro (08/07)
- América Mineiro x Vasco (15/07)
- Vasco x Athletico (21/07)
A decisão atende a um pedido da Procuradoria e é assinada pelo presidente do tribunal, José Perdiz. “A referida decisão se pauta na ordem Jurídica Desportiva, proporcionalidade e razoabilidade, tendo em vista que os fatos ocorridos na partida em questão são inaceitáveis perante a sociedade e ao Futebol Brasileiro. Toda e qualquer manifestação com uso de violência será devidamente repreendida e sancionada por este Tribunal”, argumentou ele.
São Januário teve cenas de quebra-quebra e muito tumulto depois da derrota do Vasco para o Goiás, nesta sexta. O carro de um dos auxiliares que trabalharam na partida foi apedrejado, por exemplo. A Polícia Militar registrou disparos de arma de fogo para conter a confusão.
*Gustavo Garcia, Marcelo Baltar e Tébaro Schmidt participaram da apuração. (GE)