O Botafogo foi literalmente ‘amassado’ na Arena Pantanal, mas a ótima fase falou mais alto e Tiquinho Soares, o artilheiro, aproveitou um pênalti para vencer o Cuiabá por 1 a 0 e disparar na liderança do Brasileirão. Do outro lado, o Dourado jogou muito bem, teve 23 finalizações a favor contra 5 do adversário e saiu de campo com a sensação de injustiça no placar.
Com 27 pontos, o Botafogo não vê ninguém a sua frente e chega muito mais leve para, no domingo (25), enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque. O Verdão tem cinco pontos a menos. O Cuiabá, por sua vez, é o 16º lugar, com 12. Luta, portanto, contra a temida zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
O domínio dos primeiros 45 minutos de jogo foi da equipe da casa. O Cuiabá, apesar de ficar com a bola menos tempo, conseguiu ser efetivo na criação das jogadas e chegar mais próximo do gol. Wellington Silva foi um dos responsáveis pela criação, assim como o volante Fernando Sobral, que quase abriu o placar no fim do primeiro tempo. Pelo lado do Botafogo, a equipe enfrenta dificuldade no meio-campo com falta de criatividade. As vezes em que esteve no campo de ataque, tentou criar com Victor Sá, pelo lado esquerdo, e Júnior Santos, no direito. A bola poucas vezes esteve com Tiquinho Soares, artilheiro do time.
Botafogo de Tiquinho chega a nove vitórias em 11 jogos. Que campanha! – Foto: Vítor Silva/Botafogo
Segundo tempo
O Botafogo mudou de postura no segundo tempo, principalmente pelas entradas de Matías Segovia, Luis Henrique e Gustavo Sauer. Logo no início, a equipe de Luís Castro segurou um pouco mais a bola no campo ofensivo, mas sem chances claras. O Cuiabá apostava nas jogadas de velocidade de contra-ataque pelos lados e seguiu apresentando perigo, mas a bola não entrava. Aos 9 minutos, Segovia fez jogada pelo lado direita, acionou Luis Henrique, que foi derrubado na área por Walter. Tiquinho Soares converteu a cobrança e abriu o placar.
Apesar do gol, a equipe da casa seguiu pressionado o Botafogo, com finalizações de Rikelme, Wellignton Silva e Iury. Aos 46, Quagliata obrigou Perri a fazer grande defesa, na última chance do Cuiabá. E, por pouco, o Botafogo não ampliou com Segovia, que carimbou o goleiro na finalização cara a cara.
Situação do Cuiabá
O Cuiabá é o 16º na tabela, com 12 pontos, e está muito perto de acessar a zona do rebaixamento. Atrás está o Goiás com apenas um ponto de diferença.
CUIABÁ 0x1 BOTAFOGO
11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e Horário: 22 de junho, às 20h (horário de Brasília)
Local: Arena Pantanal (Cuiabá)
Gols: Tiquinho, 14’/2ºT (0-1)
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Empereur e Rikelme; Denilson (Ceppelini, 32’/2ºT), Raniele (Ronald, 40’/2ºT) e Sobral (Felipe Augusto, 21’/2ºT); Cafú (Quagliata, 21’/2ºT), Wellington Silva (Castillo, 33’/2ºT) e Pitta. Técnico: Antonio Oliveira
BOTAFOGO: Perri; Rafael, Adryelson (Sampaio, 23’/2ºT), Cuesta e Hugo; Freitas, Barbosa (Sauer, Intervalo) e Tchê Tchê; Júnior Santos (Segovinha, Intervalo), Sá (Luís Henrique, Intervalo) e Tiquinho (Nascimento, 41’/2ºT). Técnico: Luís Castro
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ribeiro e Luanderson Lima dos Santos
VAR: Wagner Reway
Cartão Amarelo: Matheus Alexandre, Felipe Augusto (CUI); Sá (BOT) (Jogada 10)